Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
BMW tem novo diretor de qualidade em fábrica brasileira
Ricardo Santin é o novo diretor de qualidade da fábrica do Grupo BMW em Araquari (SC)

Carreira | 02/04/2018 | 16h31

BMW tem novo diretor de qualidade em fábrica brasileira

Ricardo Santin substitui Juergen Mueller, que ocupará cargo similar em fábrica de motos na Alemanha

REDAÇÃO AB

A fábrica da BMW no Brasil, localizada em Araquari (SC) tem um novo diretor de qualidade: Ricardo Santim assume o cargo no lugar de Juergen Mueller, que ocupará função similar em Berlim, na Alemanha, de diretor de qualidade, na fábrica da divisão fabricante de motocicletas do grupo, a BMW Motorrad.

Santin chegou ao Grupo BMW em 2013 para integrar a equipe de gestão do projeto de implantação da fábrica da empresa, inaugurada em outubro de 2014. No ano seguinte, ele foi promovido à gerente sênior de planejamento e novos projetos da unidade. Antes de assumir o novo cargo, ocupava a função de gerente sênior de qualidade de produto da fábrica.

“Espero contribuir ainda mais para o Grupo BMW na nova função, mantendo o legado da elevada qualidade produzida no Brasil”, destaca Santin.

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (RS), o executivo possui mestrado em Engenharia Mecânica e de Processos pela Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha (TU Darmstadt).

Por sua vez, Mueller retorna à Alemanha após vir ao Brasil em 2014 com a missão de iniciar o departamento de qualidade da fábrica de Araquari, assumindo o cargo de diretor da área. Ele foi um dos primeiros expatriados responsáveis pelo projeto de implantação da planta da BMW no Brasil. Está no grupo desde 1984, desempenhando diferentes funções em áreas como integração técnica, projetos de qualidade e de desenvolvimento de fornecedores.

Entre suas principais contribuições, destacam-se a liderança em alguns projetos, como os do BMW Série 1 e do BMW Z3, na Alemanha, a integração da Mini em Oxford, na Inglaterra, e o projeto de qualidade de fornecedores em Spartanburg, nos Estados Unidos.

Tags: BMW, diretor, fábrica, qualidade, Araquari.


Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência