Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ford Fusion 2019 terá novo pacote de tecnologias de assistência ao motorista

Lançamentos | 22/03/2018 | 17h4

Ford Fusion 2019 terá novo pacote de tecnologias de assistência ao motorista

Modelo será apresentado no fim deste mês durante o Salão de Nova York

REDAÇÃO AB

A Ford aproveitará o Salão de Nova York, entre 30 de março e 8 de abril, para apresentar a versão 2019 do Fusion, que será o primeiro da marca a ser equipado com o Co-Pilot360, novo pacote de tecnologias de assistência ao motorista, e que também será expandido para as demais linhas de produtos, incluindo picapes e SUVs. A nova versão do sedã estará disponível no mercado dos Estados Unidos na metade deste ano.

O conjunto reúne funções de assistência de frenagem autônoma com detecção de pedestre, monitoramento de ponto cego, sistema de permanência em faixa, câmera de ré e farol alto automáticos.

“Embora nossos carros hoje sejam mais seguros do que nunca, os motoristas dizem ainda se sentir estressados com potenciais acidentes”, argumenta o presidente de mercados globais da Ford, Jim Farley. “Esse é um dos motivos pelos quais estamos tornando essas tecnologias acessíveis a milhões de consumidores a cada ano”.

Todas as tecnologias ajudam o motorista a evitar acidentes: no caso da assistência autônoma de frenagem com detecção, ao detectar uma potencial colisão, o sistema emite uma luz e um som de alerta e, se a resposta do motorista não for suficiente, pode aplicar automaticamente os freios para minimizar o impacto. Um estudo do National Transportation Safety Board mostra que tecnologias como a assistência autônoma de frenagem podem ajudar a prevenir e minimizar colisões traseiras, reduzindo o custo de posse do veículo. A montadora pretende dispor o sistema como item de série em 92% de seus carros até 2020 na América do Norte.

O monitoramento de ponto cego ou Blis usa radar para identificar a entrada de veículos no ponto cego e alerta o motorista com uma luz no espelho retrovisor. Já o alerta de tráfego cruzado avisa se um veículo se aproximar ao sair de uma vaga de ré. Por sua vez, o sistema de permanência em faixa tem três funções: a primeira avisa o motorista que ele precisa corrigir a rota se detectar que o carro está invadindo as faixas na pista por meio de uma vibração no volante; o segundo aplica uma força na direção para o automóvel voltar ao centro da faixa e o terceiro é um sistema que monitora constantemente o padrão de direção com uma câmera frontal e gera alertas visuais e sonoros ao identificar nível baixo de atenção do motorista.

Segundo a Ford, os veículos comerciais também serão equipados com as tecnologias de assistência ao motorista: em 2020, modelos da Série E, F-650, F-750 e F59 terão assistência autônoma de frenagem e alerta de permanência em faixa, entre outras.



Tags: Ford, Fusion, assistência ao motorista, frenagem autônoma, tecnologias, Salão de Nova York.


Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência