Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Fiat Toro vai bem em testes de colisão do Latin NCAP

Segurança | 21/03/2018 | 15h50

Fiat Toro vai bem em testes de colisão do Latin NCAP

Picape alcança quatro das cinco estrelas possíveis na classificação geral

REDAÇÃO AB

Por uma estrela, a Fiat Toro não alcança a nota máxima em segurança nos testes do Latin NCAP, cujos resultados foram divulgados na quarta-feira, 21. A picape, desenvolvida no Brasil, recebeu quatro das cinco estrelas possíveis na classificação geral, na qual cinco representa segurança máxima. A nota foi atribuída tanto para proteção de adultos quanto para crianças (veja vídeos abaixo).

O modelo avaliado foi uma versão com dois airbags frontais, que é obrigatório pela legislação brasileira, além do ESC, controle eletrônico de estabilidade, que vem como item de série em toda a gama. No teste, o Latin NCAP verificou que a Toro ofereceu boa proteção para a região da cabeça dos adultos no impacto frontal e proteção adequada para a região torácica no impacto lateral. A ancoragem isofix como item de série, mais a proteção oferecida pelo veículo nos testes frontal e lateral para dois ocupantes infantis garantiu as mesmas quatro estrelas no quesito segurança para crianças. O modelo também inclui como item de série us sistema de desconexão do airbag caso seja necessário instalar uma cadeirinha infantil no banco da frente, voltada para a parte traseira do carro no.

O teste foi patrocinado, ou seja, quando a própria montadora oferece o carro para o crash test. Conforme as regras de patrocínio, o carro é escolhido aleatoriamente por representante do Latin NCAP e a montadora arca com os custos.

Segundo o instituto, uma versão da Toro com seis airbags também foi avaliada, neste caso, o conjunto adicional de airbags é opcional. Nela foi feita avaliação em impacto de poste, comprovando que com todos os airbags, a picape proporciona a proteção suficiente para cumprir com todos os requisitos do Latin NCAP, apresentando boa proteção para quase todas as partes do corpo. Por regra, sempre é testada a versão mais vendida de um modelo. Muito provavelmente, se a versão mais vendida da Fiat Toro fosse a de seis aibargs, o modelo teria levado a nota máxima (cinco estrelas).

O desempenho que resultou em quatro estrelas foi considerado favorável pelo órgão avaliador: “É alentador encontrar cada vez mais modelos no mercado como a Toro, que mostra um bom desempenho quanto à segurança de sua versão mais básica de equipamentos. A Fiat pode e deve levar esses níveis de desempenho de segurança para todos os seus modelos, especialmente para os mais populares. Alentamos a montadora a aumentar os equipamentos básicos de segurança do Toro, visando atingir as cinco estrelas”, disse o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.

Veja abaixo os vídeos com os testes de colisões frontal e lateral e do sistema eletrônico de estabilidade (ESC) da Fiat Toro:





Tags: Fiat, Toro, picape, segurança, Latin NCAP, teste, colisão, airbag, isofix.


Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência