Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Frota brasileira cresceu só 1,4% em 2017
Automóveis respondem por 62,6% da frota nacional

Balanço | 20/03/2018 | 20h2

Frota brasileira cresceu só 1,4% em 2017

Aumento do número total de veículos sobre 2016 foi inferior a 900 mil unidades

REDAÇÃO AB

Um novo estudo indica que a frota brasileira em circulação tem 65,8 milhões de veículos na soma de carros, motos, comerciais leves, caminhões e ônibus. O levantamento foi feito Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) em parceria com a Empresômetro Tecnologias.

O levantamento mostra que a frota nacional aumentou pouco nos últimos três anos como consequência da crise econômica. Em 2017 foram acrescentados menos de 900 mil veículos, levando a um aumento de apenas 1,4% sobre 2016. No caso das motos houve redução de 15,3 milhões para 15,1 milhões na frota brasileira (-1,3%).



- Faça aqui o download dos dados do IBPT
- Veja outras estatísticas em AB Inteligência



Do total em circulação, 41,2 milhões são automóveis (62,65%), 7 milhões são comerciais leves (10,67%), 2 milhões são caminhões (3,09%), 376,5 mil são ônibus (0,57%) e 15,1 milhões são motocicletas (23,01%).

O estudo cruzou dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e considerou como veículos efetivamente em circulação aqueles sem débitos de mais de dois anos seguidos na documentação (IPVA e DPVAT).

A maior frota é a do Estado de São Paulo, com 18,9 milhões de unidades, 28,8% do total. A segunda é de Minas Gerais, com 8 milhões de veículos, 12,3%. No recorte por automóveis, São Paulo concentra 32,3% da frota brasileira. E reúne 21,8% das motos em circulação.

O Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) publica anualmente um estudo bastante detalhado sobre a frota circulante, com subdivisões por combustível, faixas etárias e idade média dos veículos (leia aqui).

Estima-se que os números da entidade com a atualização de 2017 tragam 56,6 milhões de veículos, ou 10,2 milhões a menos do que revela o novo levantamento IBPT/Empresômetro. A atualização da frota circulante pelo Sindipeças deve chegar em cerca de um mês.

Tags: Frota circulante, automóveis, motos, caminhões, ônibus, comerciais leves, IBPT, Empresômetro.


Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência