Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
VW supera meta de consumo de água por veículo produzido no Brasil
Processo de pintura ecológica na fábrica de Taubaté (SP) reduz em 23% o consumo de água por veículo produzido

Indústria | 20/03/2018 | 19h41

VW supera meta de consumo de água por veículo produzido no Brasil

Montadora alcança redução de 28% em oito anos; programa Think Blue estabeleceu 25%

REDAÇÃO AB

Em oito anos, a VW reduziu em 28% o consumo de água por veículo produzido no Brasil, de acordo com sua última medição, em fevereiro último. Com isso, a empresa superou a meta do programa Think Blue. Factory, que estabelecia, em sua primeira fase, que todas as fábricas da empresa no mundo deveriam melhorar seus indicadores ambientais em 25% até o fim de 2018, usando como base de comparação os dados de 2010. Entre outros registros, a empresa também reduziu a geração de resíduos em 39,3%, considerando a mesma base de comparação, de fevereiro de 2018 sobre os dados de 2010.

“A Volkswagen investe em processos e equipamentos altamente inovadores e eficientes para reduzir e melhorar cada vez mais o consumo de água na produção de seus veículos. Entre as iniciativas estão o reaproveitamento de água, a captação de água de chuva, além de outras ações criativas para economizar ao máximo esse recurso. Assim como a alta tecnologia e inovação, a sustentabilidade é parte fundamental do nosso processo produtivo”, afirma o diretor de engenharia de manufatura, Celso Placeres.

Entre as ações mantidas pelas suas fábricas no Brasil, o projeto de utilização de água de reuso no processo produtivo economizou mais de 800 mil litros de água potável na unidade de Taubaté (SP). A unidade também reduziu em cerca de 23% o consumo de água por veículo produzido e em 30% o consumo de energia a partir das inovações na área de pintura.

Na Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o novo sistema de captação e armazenamento de água da chuva para a pintura pode gerar economia de mais de R$ 14 mil ao ano ao deixar de comprar cerca de 1,3 mil metros cúbicos de água. Além disso, toda a água que cai sobre o telhado de uma das alas da fábrica é captada, tratada e utilizada nos processos industriais e na descarga de sanitários.

Ainda na Anchieta, o sistema de ar-condicionado dos escritórios de compras permite reutilizar mais de 166 mil litros de água por ano, considerando que os aparelhos ficam ligados cerca de 1.280 horas. O sistema impede o descarte da água dos drenos do ar-condicionado a partir de uma tubulação especial, onde a água do dreno é captada e armazenada em uma caixa d’água. De lá, segue para a rede de água industrial da fábrica, para ser utilizada em outros processos.

A fábrica de motores em São Carlos (SP), ampliou em 3,2 milhões de litros sua capacidade de armazenagem de água de chuva e de água reciclada para o processo produtivo, possibilitando a redução em 10% seu consumo de água por motor fabricado. Já em São José dos Pinhais (PR), a fábrica conta com três poços artesianos para captar águas profundas e reduzir o consumo de água que vem da rede pública. Os poços abastecem a fábrica com cerca de 7 mil metros cúbicos por mês, cerca de 46% do consumo total da fábrica.

Em todas as fábricas da VW no País, 100% dos veículos produzidos passam pelo teste de estanqueidade, para assegurar a qualidade da vedação, com testes em túneis de água. Essa água utilizada no teste há anos vem sendo coletada, filtrada e recirculada para reaproveitando. Este processo trouxe economia adicional, ao processo já existente de recirculação, de 698 mil litros nas três unidades produtivas Anchieta, Taubaté e São José dos Pinhais.



Tags: VW, Volkswagen, consumo de água, economia de água, reuso da água.

Comentários

  • GustavoSilva

    Parabénsp/ equipe da VW. Sem dúvida é o tipo de iniciativa que deve ser copiada. A única ressalva é que, se entendi corretamente, tanto no caso de captação da chuva quanto pelo uso de poços, a economia é de água do sistema de alimentação tradicional. Isto é ótimo, reforço, mas quando conseguirem de fato consumir menos é que merecerão aplausos de pé!! Keep going!

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência