Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
FCA: 10 anos e 1,2 mi de motores no Paraná

Indústria | 13/03/2018 | 16h50

FCA: 10 anos e 1,2 mi de motores no Paraná

Fábrica de Campo Largo faz os propulsores E.TorQ para Fiat e Jeep

REDAÇÃO AB

A FCA Planta Motores Campo Largo (PR) completa neste mês de março dez anos desde sua incorporação ao grupo Fiat Chrysler. A planta também comemora 1,2 milhão de propulsores. A unidade fornece atualmente os motores E.TorQ 1.6 e 1.8 para os principais modelos das marcas Fiat e Jeep produzidos no Brasil. Também exporta 35% de sua produção para Argentina, Itália e Turquia.

A fábrica emprega mais de 400 pessoas, tem capacidade instalada para produzir 330 mil motores por ano e está localizada em uma área de 1,25 milhão de metros quadrados. Nos últimos cinco anos foram investidos mais de R$ 78 milhões para a modernização do parque industrial e da linha de produtos. A fábrica foi pioneira na América Latina no emprego de robôs colaborativos na produção de motores.

O processo produtivo segue os padrões internacionais da FCA pelo sistema World Class Manufacturing (WCM), que busca a melhoria contínua pela eliminação de desperdícios e pela criação de produtos de maior qualidade.

A fábrica pertenceu à Tritec, joint venture firmada em 1997 entre a BMW e a Chrysler. Sua construção começou em 1998 e em setembro do ano seguinte teve início a produção de motores. Os E.TorQ foram desenvolvidos a partir de um propulsor que era fabricado em Campo Largo para equipar a linha Mini.



Tags: FCA, Campo Largo, Fiat Chrysler, E.TorQ, robôs colaborativos, World Class Manufacturing, Tritec, Mini.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência