Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
TruckPad quer concentrar todos dados e rotas dos caminhões no Brasil

Negócios | 09/03/2018 | 19h25

TruckPad quer concentrar todos dados e rotas dos caminhões no Brasil

Startup que liga transportador autônomo à carga começa a oferecer soluções de inteligência estratégica

GIOVANNA RIATO, AB

Se os dados são o novo petróleo, como já anuncia o Fórum Econômico Mundial desde 2011, a TruckPad está rica – e tende a ficar cada vez mais. Fundada em 2013, a startup quer nada menos do que reunir em sua plataforma os dados de todos os caminhões em circulação no Brasil. E até que o objetivo não está tão longe: o aplicativo da empresa já teve 700 mil downloads, 350 mil destes usuários fizeram o cadastro e parcela de 50 mil usa a solução diariamente. “Queremos estar em toda a frota, de 3,5 milhões de veículos”, diz Carlos Mira, CEO e fundador da companhia, calculando uma frota ainda maior do que a estimada pela Confederação Nacional do Transporte, que estima que o Brasil tenha 2,7 milhões de caminhões em circulação.

Herdeiro de uma transportadora, ele trabalhou por anos no setor e viu de perto as dores e dificuldades para conectar os dois pontos essenciais da cadeia logística: quem tem a carga com quem tem o veículo. Ou seja, empresas com produtos para transportar e caminhoneiros. “Há agenciadores de cargas que exigem um valor para direcionar o frete, onerando o transportador”, diz. Assim, decidiu deixar o negócio da família para empreender em solução de alto impacto, capaz de efetivamente resolver um gargalo enfrentado em todo o Brasil. “Meu objetivo inicial sempre foi desenvolver um aplicativo para melhorar toda a jornada do motorista. Vimos que o principal desafio era conseguir carga e começamos daí.”

BASE DE DADOS SOBRE O TRANSPORTE


Mira conta que decidiu começar pelos autônomos justamente por eles terem mais liberdade para decidir – ou não - aderir ao serviço. Os condutores não pagam nada para usar a solução – a conta fica para as empresas que precisam do frete. Ainda assim, não é um caminho tão simples. Há pouco tempo muitos destes motoristas sequer tinham smartphone para baixar o aplicativo. Ainda assim, as coisas se estruturaram e o número de usuários cresceu. “Hoje, nos postos da estrada, a oferta de wifi chega a ser mais importante do que a de banheiros”.

Ao longo do tempo o negócio se sustentou com aporte financeiro do próprio Mira e de fundos de capital de risco. A startup passou por programa da Plug&Play no Vale do Silício, nos Estados Unidos, uma das mais importantes aceleradoras do mundo, e chegou a receber prêmio de inovação por lá. Com a expansão do negócio Mira notou, afinal, o poder de sua base de dados.

“Sei as rotas preferidas de cada motorista, onde eles moram, por quais estradas preferem viajar e em quais concessionárias e postos param no caminho”, resume.


Interessada no grande potencial destas informações, a Mercerdes-Benz Caminhões firmou parceria com a TruckPad em 2016. “Desenvolvemos uma série de ações, como pesquisa com a nossa base de usuários”, conta. A cooperação ajudou a entender, por exemplo, o motivo de uma de suas concessionárias sofrer queda tão grande na frequência. “Vimos que os transportadores estavam fazendo outra rota”.

No fim de 2017 a parceria entre as duas empresas virou sociedade: a Daimler, que controla a Mercedes-Benz, comprou participação minoritária no empreendimento, em negociação que não teve o valor divulgado. Foi a primeira vez que a montadora comprou uma startup no Brasil – globalmente a empresa já controla a Moovit, MyTaxi e Car to Go.

REDUÇÃO DE ATÉ 35% NOS CUSTOS


O união das duas companhias ainda está amadurecendo e deixando claras as sinergias e potencialidades. Mira diz que oportunidades não faltam para a TruckPad. Além de trabalhar na oferta de inteligência estratégica, a empresa deve adaptar a plataforma para pequenas e médias transportadoras no segundo semestre deste ano, deixando de ser uma ferramenta voltada apenas para autônomos.

Para garantir carga aos novos usuários, Mira conta que quer avançar na indústria, com o estabelecimento de parceria com grandes companhias que têm alta necessidade de transportar bens. “Estimamos que, ao usar a plataforma, estas empresas têm potencial para reduzir em até 35% os custos para contratar frete, calcula.” A promessa é boa e, mais uma vez, Mira precisa ligar os pontos, assim como fez logo no começo.



Tags: TruckPad, startup, caminhões, transportes, Mercedes-Benz.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência