Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Mercedes-Benz testa caminhões elétricos no dia a dia na Europa

Tecnologia | 27/02/2018 | 17h03

Mercedes-Benz testa caminhões elétricos no dia a dia na Europa

Dez eActros farão transporte urbano em condições reais de uso

REDAÇÃO AB

A Mercedes começa a testar neste mês na Europa dez caminhões elétricos com peso bruto total (PBT) entre 18 e 25 toneladas. Os veículos serão avaliados por transportadores em condições reais de uso. A companhia pretende desenvolver veículos de carga silenciosos e livres de emissão para ambientes urbanos. Eles podem entrar em linha em 2021.

“Queremos trabalhar em conjunto com os clientes para avançar ainda mais no desenvolvimento do eActros e torná-lo uma proposta viável do ponto de vista técnico e comercial”, afirma o chefe mundial da Daimler Trucks e da Daimler Buses, Martin Daum. “Queremos entender o que ainda precisa ser feito em termos de tecnologia, infraestrutura e serviço para tornar nosso caminhão elétrico competitivo”, ressalta.

Neste primeiro momento a Mercedes está repassando a seus clientes as versões de dois e três eixos do eActros, voltadas ao transporte urbano de mercadorias e serviços de entrega. Segundo a empresa, os caminhões têm autonomia de 200 quilômetros.

A Mercedes escolheu transportadores que trabalham com diferentes aplicações, de alimentos e materiais de construção. Os caminhões elétricos vão substituir veículos a diesel. Os transportadores vão testar os eActros por 12 meses. Depois disso os caminhões serão repassados a um segundo grupo para mais um ano de uso.

De acordo com a Mercedes, o sistema de propulsão usa dois motores elétricos instalados nos cubos de roda do eixo traseiro. Eles têm refrigeração líquida, operam em 400 volts e geram 125 quilowatts cada um, com torque máximo individual de 485 Newtons/metro. As reduções de engrenagem convertem esse torque para 11 mil Nm cada, resultando num desempenho de rodagem equivalente ao de um caminhão a diesel.

As baterias se distribuem em 11 conjuntos e são protegidas por compartimentos de aço por motivo de segurança. A recarga ocorre entre três e 11 horas.

Assista ao vídeo com o Mercedes-Benz eActros:




Tags: Mercedes, Mercedes-Benz, eActros, PBT, Daimler Trucks, Daimler Buses, Martin Daum.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência