Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Com Amarok V6, Volkswagen espera aumentar fatia de mercado

Lançamentos | 23/02/2018 | 19h00

Com Amarok V6, Volkswagen espera aumentar fatia de mercado

Versão topo de linha é a picape mais potente e rápida à venda no Brasil por R$ 185 mil

PEDRO KUTNEY, AB

A picape média mais potente e rápida do mercado teve desempenho mais lento para chegar ao Brasil. A Volkswagen Amarok equipada com motor 3-litros turbodiesel V6 foi lançada na Europa ainda em 2016, começou a ser fabricada na Argentina já no fim do ano passado e só na última semana de fevereiro desembarca nas concessionárias brasileiras da marca – após pré-venda aberta em dezembro que esgotou as 450 unidades colocadas à venda por R$ 185 mil em 24 horas (leia aqui). A Amarok V6 é lançada agora como versão topo de linha Highline pelo mesmo da pré-venda, abaixo dos que esperavam preço na faixa dos R$ 200 mil; e mais barata que a opção mais cara da líder do segmento, a Toyota Hilux. A estratégia é aumentar a oferta da família para atrair novos clientes e ganhar participação.

“Avaliamos que a Amarok V6 vai atrair compradores novos, que antes não tinham na Volkswagen a opção da motorização maior (como os concorrentes). Não deverá canibalizar vendas das versões 2.0”, avalia Gustavo Schmidt, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil.



A Amarok V6 chega como a picape média mais potente (225 cavalos) e rápida do mercado brasileiro, capaz de acelerar da imobilidade a 100 km/h em apenas 8 segundos, segundo medições da Volkswagen. Schmidt aposta que esse apelo vai atrair tanto clientes particulares urbanos como frotas de trabalho, melhorando o desempenho comercial do veículo.

Em 2017 as quase 12 mil Amarok emplacadas no mercado brasileiro representaram crescimento expressivo de 30,4% sobre 2016, fazendo o modelo subir da quinta para a quarta posição entre as picapes médias mais vendidas no País, com 11% de participação no segmento – mas ainda muito atrás das líderes, com menos da metade das vendas da Hilux (34,4 mil) e da Chevrolet S10 (30,4 mil) no ano passado, o que pode ser explicado pela oferta em ambos os casos de opões com motorização flex gasolina-etanol, enquanto a Amarok só tem versões diesel.



TRÊS OPÇÕES PARA O MESMO CONFORTO


Com a chegada da nova opção, a picape da Volkswagen passa a ser oferecida com três opções de motorização, todas diesel: a versão S (cabine simples ou dupla) com motor 2.0 turbodiesel de 140 cv e 34,7 kgfm (340 Nm) de torque, associado a câmbio manual de seis marchas; as versões SE, Trendline e Highline equipadas com o 2.0 diesel biturbo de 180 cv e 40,8 kgfm (400 Nm) com caixa manual (SE) ou 42,8 kgfm (420 Nm) com transmissão automática de oito velocidades (Trendline e Highline); e agora a Amarok Highline 3.0 V6 TDI (turbodiesel) de 225 cv e 56,1 kgfm (550 Nm) com o mesmo câmbio automático ZF de oito velocidades e tração integral 4x4.

O conforto e nível de equipamentos da versão V6 são quase iguais aos da opção Highline 2.0, até agora a mais vendida do mix no varejo. A picape mais potente vem completa, o único opcional são as rodas de liga leve de 19 polegadas, que acrecentam R$ 2.720 ao preço.



A extensa lista de itens de série inclui recursos como faróis bixenônio emoldurados por luzes diurnas de LED, sensores de auxílio ao estacionamento com câmera de ré, freios a disco ventilados nas quatro rodas com sistema de pós-colisão, monitor de pressão dos pneus, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistência de partida em rampa e de descida automática em modo offroad, ajuste elétrico dos bancos dianteiros, ar-condicionado digital de dupla zona de temperatura, volante multifuncional e sistema de infoentretenimento “Discover Media”, com tela colorida sensível ao toque de 6,33 polegadas, leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Auxiliar e porta USB, além de espelhamento de smartphones.



Tags: Volkswagen, Amarok V6, lançamento, mercado de picapes médias.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência