Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
PSA mostra nova geração de vans compactas Citroën, Peugeot e Opel

Lançamentos | 15/02/2018 | 20h00

PSA mostra nova geração de vans compactas Citroën, Peugeot e Opel

Vendas começam este ano na Europa; nova Berlingo foi apresentada primeiro

REDAÇÃO AB

O Grupo PSA divulgou a nova cara de sua nova geração de vans compactas Peugeot, Citroën e Opel, que começam a ser produzidas e vendidas na Europa a partir de setembro próximo. As três foram desenvolvidas sobre a nova plataforma EMP2, projetada em acordo de parceria com a General Motors, antes de a PSA comprar desta a Opel/Vauxhall, no ano passado. Todas terão versões em dois comprimentos para cinco ou sete passageiros e de carga, trazendo avanços em tamanho, modularidade e tecnologia, incluindo motores e equipamentos de assistência ao motorista de última geração.

A nova família de vans deve substituir as atuais Citroën Berlingo, Peugeot Partner e Opel Combo Combi. A primeira a ser apresentada foi a Berlingo, as outras duas devem aparecer na próxima semana. As três ganharam design completamente novo por fora e por dentro, seguindo a identidade visual distinta de cada marca.

Os três veículos serão produzidos nas fábricas de Vigo, na Espanha, e de Mangualde, Portugal, que receberam investimentos e passaram por modernizações para operar com processos automatizados da chamada Indústria 4.0. O Grupo PSA já anunciou que nos próximos meses será criado um quarto turno em Vigo e um terceiro turno em Mangualde para atender a demanda esperada.

A PSA já produziu na Argentina versões de passageiro e carga da Citroën Berlingo e da Peugeot Partner. Ainda mantém em produção lá o furgão Partner. O grupo prometeu renovar toda a linha de utilitários que vende no Brasil e demais países latino-americanos, mas não revelou se vai fazer as novas vans compactas na fábrica argentina, se irá importa-las da Europa ou executar a montagem de partes importadas na Nordex do Uruguai, como já é feito atualmente com os furgões médios Citroën Jumpy e Peugeot Partner.

NOVA CITROËN BERLINGO





Na quinta-feira, 15, a Citroën divulgou na Europa imagens e algumas informações sobre a terceira geração da Berlingo, a primeira a ser mostrada por inteiro da nova safra de vans compactas do Grupo PSA. Totalmente redesenhada, seguindo os padrões mais recentes de identidade visual da marca.

Para os mercados europeus, a van de passageiros será vendida com duas opções de powertrain: o já conhecido dos brasileiros PureTech 1.2 a gasolina de 110 cavalos com câmbio manual de seis marchas, ou, a partir do segundo semestre de 2019, com 130 cv e a nova transmissão automática EAT8, de oito velocidades; e também com motor diesel Euro 6 BlueHDi calibrado em três diferentes potências, de 75, 100 ou 130 cavalos, com caixa manual ou automática EAT8.

São duas opções de comprimento, ambas com cinco ou sete assentos. A Berlingo M com 4,4 metros de comprimento e entre-eixos de 2,78 m, a XL mede 4,75 m e 2,97 m entre as rodas. A capacidade do porta-malas é de 775 e 1.050 litros, respectivamente.



A nova plataforma permitiu a inclusão de diversos sistemas de assistência ao motorista como head-up display (informações de velocidade e navegação são projetadas virtualmente na linha de visão sobre o capô), controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com frenagem e aceleração automáticas mantendo distância fixa em relação ao carro da frente (ACC), assistência de partida em rampa, câmera de ré e visão 360 graus, alerta de troca de faixa de rodagem. A central de infoentretenimento é comandada por tela tátil de 8 polegadas no centro do painel, que roda Adroid Auto, Apple Car Play Mirror Link para conexão com os aplicativos do smartphone. O interior tem 28 compartimentos para objetos e uma doca sem fio para recarga do celular.

Com assoalho completamente plano na traseira, a Berlingo abriga em seu interior a segunda fileira de assentos com três lugares e, opcionalmente, mais dois bancos na parte de trás que podem ser removidos. O vidro da porta traseira também abre.



Segundo a Citroën, a Berlingo é o modelo mais vendido da marca atualmente em 15 países. Desde o lançamento, em 1996, foram produzidas 3,3 milhões de unidades no mundo, sendo 1,7 milhão de versões para passageiros e o restante para carga. No ano passado, a produção da segunda geração, lançada em 2008, alcançou o recorde de 165 mil.



Tags: Grupo PSA, Peugeot, Citroën, Opel, Berlingo, Partner, Combi.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência