Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Ford apresenta Ka FreeStyle como CUV
O Ka FreeStyle: versão cross virou CUV, de Compact Utility Vehicle

Lançamentos | 31/01/2018 | 17h30

Ford apresenta Ka FreeStyle como CUV

Versão utilitário compacto chega ao mercado em julho/agosto

PEDRO KUTNEY, AB

Fosse ele lançado uns quatro anos atrás, o Ford Ka FreeStyle seria chamado de versão aventureira cross do modelo. Hoje, quando todos os fabricantes e consumidores ambicionam tirar uma casquina do crescente mercado de SUVs, o carro apresentado na quarta-feira, 31, pela Ford quase que simultaneamente na Índia e no Brasil é classificado como um utilitário compacto, ou CUV, de Compact Utility Vehicle, um hatch de suspensão alta e apliques plásticos na carroceria para idealizar robustez, algo como um extra-cross ou semi-SUV, uma pequena evolução em relação ao conceito aventureiro introduzido há quase 20 anos no Brasil pela Fiat com a perua Palio Weekend Adventure, mas sem o atrevimento de algumas montadoras que decidiram denominar esse conceito, sem escalas, de SUV (vide Honda WR-V e Renault Kwid).

“Esse conceito (hatch com suspensão elevada) foi criado no Brasil, mas ganhou o mundo e isso permite refinar essa arquitetura para novos níveis”, explica Rogelio Golfarb, vice-presidente de assuntos governamentais, comunicação e estratégia da Ford América do Sul.

“Somos hoje o fabricante instalado no Brasil com a maior participação nos projetos globais da companhia e estamos ajudando a criar uma nova categoria de veículos”, acrescenta Golfarb.

Segundo ele, a exemplo do que já havia acontece com o EcoSport e a atual geração do Ka, o Ka FreeStyle teve participação ativa da engenharia brasileira da Ford, em conjunto com equipes de desenvolvimento da Índia e China, onde a versão CUV do carro também deve ser produzida e vendida.

Por enquanto, a Ford apresentou apenas o design exterior do Ka FreeStyle, deixando para ser revelada gradualmente nos próximos meses especificações técnicas, como motorização, e comerciais, preços etc. Mas Golfarb adiantou que o modelo trará a mais moderna geração do sistema de conectividade e entretenimento Sync 3, com tela central no painel, acionamento de comandos por voz e espelhamento do smartphone via Apple CarPlay e Android Auto. Natan Vieira, vice-presidente de vendas e marketing da Ford América do Sul, afirmou que a FreeStyle será uma versão única, com poucos opcionais, e que o Sync 3 será de série, incluído no preço básico. Não ficou claro se o estilo CUV será a versão mais cara da linha Ka, mas a entrada de um novo integrante na família faz parte da estratégia da Ford de renovar a oferta de opções do modelo no decorrer deste ano. Dentre as possibilidades de motorização, é grande a possibilidade do Ka FreeStyle usar o novo 1.5 Dragon de três cilindros e 137 cavalos, que estreou no Brasil ano passado a bordo do novo Eco Sport, do qual o compacto empresta o nome de sua versão mais vendida, a FreeStyle.



A única capacidade offroad do Ka FreeStyle é a de passar por buracos, lombadas e degraus, característicos das vias subdesenvolvidas de países como o Brasil ou da Índia, de forma mais folgada com sua suspensão elevada, mas a Ford destaca que se trata de um “utilitário compacto global”, projetado com reforços estruturais para suportar as irregularidades do piso, diferente de versões aventureiras que teriam apenas robustez cosmética, na decoração da carroceria, como é o caso do antigo Ka Trail.

No estilo, o visual mais robusto da nova versão do Ka é reforçado por meio de apliques plásticos nos para-lamas e para-choques encorpados, altura elevada do solo e alguns itens diferenciados como grade frontal com acabamento metálico, faróis com máscara negra e moldura cromada, farol de neblina com moldura em forma de “C”, novas lanternas traseiras, rack de teto com acabamento metálico, rodas de liga leve de 15 polegadas e retrovisores com pintura exclusiva.

Assista abaixo o vídeo de apresentação do novo Ka FreeStyle



Tags: Ford, Ka FreeStyle, lançamentos, CUV, SUV, utilitário compacto.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência