Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Honda WR-V chega até o fim de março
Novo utilitário esportivo traz vários componentes do Fit, como motorização, portas, vidros e painel

Lançamentos | 31/01/2017 | 21h10

Honda WR-V chega até o fim de março

Utilitário esportivo global concebido em Sumaré deve vir por cerca de R$ 70 mil

MÁRIO CURCIO, AB | De Sumaré (SP)

Até o fim de março as concessionárias Honda terão à venda o WR-V, novo utilitário esportivo global concebido pelo centro de pesquisa e desenvolvimento da Honda de Sumaré (SP). O carro foi mostrado pela primeira vez no Salão do Automóvel, em novembro de 2016. O nome vem do inglês Winsome Runabout Vehicle, algo como veículo recreacional e cativante.

Equipado com motor 1.5 flex com até 116 cavalos e câmbio automático CVT, ele deve ter preço inicial próximo a R$ 70 mil. Mais adiante também haverá opção manual de cinco marchas.

Em março a montadora vai revelar versões e preços. O modelo também será vendido pela Honda do Brasil em países da América do Sul e já se sabe que terá produção indiana. O WR-V utiliza vários componentes do Fit, como portas, vidros e painel, mas tem alguns elementos exclusivos como suspensões e itens aparentes como grade, faróis e suspensões.

Assim o projeto é mais do que uma simples versão aventureira. “Em nossas pesquisas, os clientes pediram características conflitantes, como dimensões reduzidas e bom espaço interno; carroceria mais alta e boa dirigibilidade; agilidade e economia de combustível”, afirma o líder de projeto, Luís Marcelo Kuramoto. A fábrica de Sumaré já produziu um lote inicial pré-série de cerca de 100 carros e começa a montá-lo para valer neste mês de fevereiro.

“Ele utiliza os mesmos fornecedores dos outros modelos. São cerca de 120”, dizo vice-presidente da Honda no Brasil, Carlos Eigi Miyakuchi. Também não houve modificação significativa na fábrica para produzir o novo modelo, segundo o executivo.

Honda
Painel de instrumentos vem do Fit, assim como portas, vidros, motor e transmissão. Fotos mostram cores diferentes de tecido combinando com a carroceria. Em março a montadora vai revelar preços e versões.

O WR-V junta-se em Sumaré aos nacionais Fit, City, HR-V e Civic. A aguardada abertura da segunda fábrica de carros da Honda no País, em Itirapina (SP), ainda não está definida. Sumaré consegue montar 620 carros por dia em dois turnos e o ritmo atual sem o WR-V é de 520 unidades, das quais 35% a 40% são do consagrado HR-V, o utilitário esportivo mais vendido em 2015 e 2016.

O sucesso de vendas do novato poderá dar um empurrão para a abertura da nova unidade: “Ainda não dá para fazer uma estimativa (de vendas), tomara que tenha o mesmo nível do HR-V”, diz Miyakuchi.

O WR-V tende a roubar mercado do Fit, já que monovolumes e hatches médios estão em baixa justamente por causa da boa aceitação de utilitários esportivos. Ele também vai impactar o HR-V. Basta lembrar que em 2009, com a chegada do City, o Civic acabou perdendo para o Corolla a liderança entre os sedãs médios.

Assim como o Fit, o WR-V tem interior versátil. Seus bancos dobram e rebatem de forma a criar uma superfície plana para transporte de cargas longas ou para que a área estofada dianteira se encontre com a traseira, permitindo que motorista e passageiro usem o carro para dormir numa parada.

Honda
Interior versátil como o do Fit permite rebatimento total ou parcial dos bancos. Também dá para formar uma linha contínua juntando os estofamentos dianteiros e traseiros, garantindo o descanso total em uma parada.

O WR-V mede 4 metros, tem 2,55 m de distância entre eixos e porta-malas de 363 litros. Já o HR-V tem 4,29 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos e 437 litros no porta-malas.

O motor 1.5 garantiu ao WR-V a letra A no programa de etiquetagem veicular.

Assista ao vídeo com detalhes do WR-V e entrevista a Roberto Akiyama, vice-presidente da Honda para a América do Sul:



Tags: Honda, WR-V, HR-V, Fit, City, Civic, plataforma, utilitário esportivo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência