Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Negócios | 02/02/2018 | 15h53

Ford Fund Lab investe em 3 startups no Brasil

Garatéa, OnBoard Mobility e Ubra receberão US$ 6,5 mil cada uma

GIOVANNA RIATO, AB

O Ford Fund Lab anunciou os resultados de seu primeiro ciclo de aceleração de startups no Brasil. O projeto começou localmente em junho de 2017 com a meta de encontrar e impulsionar negócios em fase inicial que trouxessem solução de mobilidade com um viés social (leia Download). Segundo a companhia, o programa recebeu 150 inscrições e selecionou 20 empreendimentos para a fase de aceleração, que contou com cinco semanas de mentorias com profissionais da montadora, empreendedores com negócios já maduros e outros especialistas. “O nosso foco não era ensinar ninguém a empreender, mas dar as melhores ferramentas para que as startups se desenvolvessem”, conta Paula Sato, gerente de projetos da Artemísia, a aceleradora parceira do Ford Fund Lab.

Depois da etapa de aceleração, a Ford selecionou as empresas que mais se destacaram para receber um aporte inicial, um capital semente de US$ 6,5 mil que não garante à montadora participação na startup. “É uma doação”, esclarece Paula. Foram escolhidas três empresas:

- Garatéa
A empresa nasceu para evitar que pessoas tenham a saúde prejudicada por causa da demora do atendimento do Samu. A ideia é capacitar cidadãos comuns em primeiros socorros para que eles auxiliem até a chegada da ajuda profissional em áreas mais afastadas ou de difícil acesso.

- OnBoardMobility
A startup foi criada para melhorar a experiência das pessoas com o transporte público, torna-la mais fluida. A primeira solução é oferta de um chatbot no messenger do Facebook (um robô de atendimento) para que o cliente faça a recarga ou peça um Bilhete Único. O próximo passo da empresa será integrar o cartão de transporte da capital paulista com outros bilhetes municipais.

- Ubra
Diante da ausência de aplicativos de transporte na periferia (Uber e 99, por exemplo, não atendem uma série de regiões), nasceu a Ubra, empresa voltada ao transporte individual nas áreas mais afastadas de São Paulo. A empresa trabalha atualmente com 60 carros na Brasilândia, mas conta com 400 motoristas na lista de espera.

MOBILIDADE NO CENTRO DA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO

O Ford Fund Lab une o braço social da companhia à estratégia de conduzir os negócios para o setor da mobilidade, transição em curso há algum tempo na montadora. Este é o sexto ano consecutivo em que a empresa participa da Campus Party. Ali a intenção é estar próxima do universo do empreendedorismo e acelerar a inovação. Além do Fund Lab, a empresa conduz outras iniciativas em parceria com startups, como desafios de programação.

Encerrado o primeiro ciclo do projeto, a companhia ainda não tem data para começar uma nova etapa de aceleração. “Precisamos dar tempo para que o mercado amadureça, para que surjam novas iniciativas ligadas à mobilidade”, conta Roberta Madke, gerente de responsabilidade social da companhia. Segundo ela, o próximo passo do programa é o lançamento da Tese de Impacto, entre março e abril, um levantamento sobre os desafios de mobilidade que as populações de baixa renda enfrentam no Brasil.

O objetivo é entender os gargalos, cruzando informações sociais e oportunidades de negócio. A Ford espera que o documento fomente o surgimento de novas empresas ligadas à mobilidade, de olho nas oportunidades apresentadas ali. Assim a empresa pode fazer uma nova rodada de aceleração no futuro com resultados mais relevantes.



Tags: Ford Fund Lab, startup, Campus Party, Artemísia.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência