Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
BMW cresce mais com linha X no País
Novo X2 é a maior novidade da família X da BMW este ano no Brasil

Lançamentos | 30/01/2018 | 15h05

BMW cresce mais com linha X no País

SUVs foram 55% das vendas em 2017; este ano chegam novos X3 e X2

PEDRO KUTNEY, AB

A linha X de SUVs da BMW já representa um terço das vendas do fabricante alemão no mundo e no mercado brasileiro esse porcentual é ainda maior, atingiu 55% em 2017, ou cerca de 6 mil dos 10,8 mil carros BMW emplacados no País ano passado, sendo quase 40% (4.137 unidades) só do X1 de produção nacional, em Araquari (SC). “Esses números comprovam a importância crescente desse segmento aqui e nós vamos aumentar nossa aposta nele com novas ofertas de todos os (sete) modelos da linha, do X1 ao X7”, afirma Helder Boavida, presidente do Grupo no Brasil. Duas novidades chegam ainda no primeiro semestre, o novo X3 agora em março (com preços já definidos e pré-venda aberta) e o inédito X2 possivelmente até o fim de junho. Boavida também confirmou que o maior deles, o X7 fabricado nos Estados Unidos com lançamento mundial previsto para o fim de 2018, também será oferecido no País.

“Em 2017 os SUVs já superaram os icônicos sedãs no mercado premium global e aqui acontece o mesmo e de forma acelerada. De 2016 para 2017 os utilitários esportivos no segmento premium saltaram de 30% para mais de 50% das vendas”, destaca Nina Dragone, diretora de marketing e produtos da BMW. Assim como Boavida, ela calcula que com a chegada das novas ofertas no segmento as compras de SUVs da marca devem superar 60% das preferências – sendo 36% para o X1 e 25% para o resto da família. “Já vendemos mais de 46 mil unidades da linha X no Brasil (desde o lançamento do X5, o primeiro deles, em 1999), sempre foi importante e está ficando cada vez mais”, diz Nina.

X2 EM DUAS VERSÕES


Novo X2 chega ao Brasil até junho

A maior novidade da BMW este ano será o X2, já apresentado ao público brasileiro ainda como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016 – e pouco ante no Salão de Paris. O carro em seus contornos finais de produção fez sua primeira aparição pública este mês, no Salão de Detroit, e um modelo já está no Brasil para demonstração e treinamento aos concessionários. Os preços ainda não foram divulgados, mas Nina Dragone adiantou que as duas versões vendidas ficarão acima e mais próximas do X1 (hoje de R$ 191,9 mil a R$ 232,9 mil), guardando maior distância dos valores cobrados pelo X3.

A ideia é vender o X2 como um carro de apelo jovem e, portanto, para público mais jovem, que gosta mais do SUV compacto com o formato alongado de um cupê – identidade de todos os X com número par, que a BMW denomina de “SAC - Sport Activity Coupé”.

Com 4,36 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,54 m de altura e 2,67 m de distância entre eixos, o X2 chega ao mercado brasileiro no primeiro semestre em duas versões de tração dianteira: sDrive20i GP e sDrive20i M Sport X, ambas equipadas com motor 2.0 a gasolina quatro-cilindros TwinPower Turbo, de 192 cv e 280 Nm de torque entre 1.350 e 4.600 rpm, acoplado ao inédito câmbio DCG (Dual Clutch Gear), automático de dupla embreagem e sete marchas que podem ser comutadas por hastes atrás do volante. O X2 sDrive20i M Sport X traz como principais equipamentos faróis full LED, assistente de estacionamento (Parking Assistant), câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Head-Up Display projetado no horizonte do capô, novo sistema de conectividade Connected Drive e nova geração da navegação Professional id6 com tela de 8,8 polegadas, sensível ao toque, que roda Apple CarPlay.

NOVO X3


Novo X3 na versão esportiva M40i, com V6 de 360 cv, custa R$ 397,9 mil

O novo X3, lançado pela BMW na Europa em 2017, teve a pré-venda aberta no início deste ano no Brasil e será entregue aos primeiros clientes até o fim março. Montado na fábrica brasileira do grupo em Araquari até meados do ano passado, agora o X3 virá importado da Europa – ao menos até o governo brasileiro decidir que tipo de tratamento dará às fabricantes premium de baixos volumes que têm unidades de produção no País. De início, o SUV médio (ou SAV, de Sport Activity Vehicle, como prefere a BMW) será vendido em duas versões: xDrive30i X Line por R$ 309.350 e a esportiva M40i, pela primeira vez apresentada no País, por R$ 397.950.

O novo BMW X3 xDrive30i X Line é impulsionado por um motor 2.0 turbinado de quatro cilindros em linha, de 252 cv de potência – 68 cv mais potente que a geração anterior – e 350 Nm de torque máximo (de 1.450 a 4.800 rpm), de zero a 100 km/h em 6,3 segundos e velocidade máxima de 240 km/h. A opção de alta performance M40i traz debaixo do capô o bloco de 3 litros M Performance TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, com 360 cv – 54 cv a mais que o antecessor – e 500 Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm), capaz de empurrar o carro de zero a 100 km/h em meros 4,8 s e à máxima de 250 km/h. Ambas as versões contam com câmbio automático esportivo de oito velocidades, com alavancas atrás do volante para trocas de marcha, e tração integral BMW xDrive.

Com reformulações visuais, a terceira geração do X3 tem sistemas avançados de assistência à condução. O Driving Assistant Plus, por exemplo, informa por meio de alertas visuais e sonoros situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, controle e prevenção de aproximação frontal. O Parking Assistant Plus faz o carro estacionar automaticamente com a ajuda de câmeras e sensores, e conta com apoio da função Surround View, que exibe imagens do entorno do veículo – inclusive à distância, no APP instalado no smartphone do usuário. O SUV traz ainda quadro de instrumentos digital configurável de 12,3 polegadas, head-up display colorido (na versão M40i), faróis full LED com controle automático de intensidade (para não ofuscar quem vem na outra pista), além do novo Connected Drive e tela central de 8,8 polegadas sensível ao toque.



Tags: BMW, linha X, BMW X1, BMW X2, BMW X3, BMW X4, BMW X5, BMW X6, BMW X7, lançamentos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência