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Onix melhora desempenho em testes de colisão

Segurança | 23/01/2018 | 15h53

Onix melhora desempenho em testes de colisão

Modelo que havia recebido a pior nota agora leva três estrelas do Latin NCAP

REDAÇÃO AB

O Onix, fabricado pela GM no Brasil, melhorou seu desempenho nos testes de colisão ao receber três das cinco estrelas possíveis do Latin NCAP, Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e Caribe, cujos resultados foram publicados na terça-feira, 23, junto com os de Volkswagen Virtus, que recebeu nota máxima em segurança (leia aqui). O modelo da Chevrolet, que foi o mais vendido no País em 2017, havia encerrado o ano com uma mancha nada boa para um líder de vendas: em teste realizado em maio, recebeu a pior possível no crash test lateral do programa (leia aqui). Desta vez, o desempenho do carro lhe permitiu uma nota mediana para ocupantes adultos e também para ocupantes infantis (veja vídeo abaixo).

Segundo o relatório do Latin NCAP, a GM decidiu melhorar o Onix e patrocinar uma nova avaliação do modelo em 2018. Vale lembrar que testes patrocinados são quando a própria montadora oferece o carro para o crash test. Conforme as regras de patrocínio, o carro é escolhido aleatoriamente por representante do Latin NCAP e a montadora arca com os custos. No resultado, há expressamente observado que o Onix melhorado ganhou reforços estruturais e elementos de absorção nas portas, ajudando no melhor desempenho diante de um impacto lateral. Tais melhorias foram implementadas na produção a partir de 15 de janeiro deste ano (a partir do chassi VIN 9BGKS48U0JG313644) e foi um desses exemplares que a GM entregou para novo teste.

Além disso, o Onix passou a contar com ancoragens Isofix, para assentos de crianças, e um novo cinto de segurança para o motorista. A proteção para os ocupantes adultos conseguiu alcançar, apenas, as três estrelas, apresentando uma proteção fraca para o peito do adulto no impacto frontal e no lateral. A proteção para crianças mostrou um resultado com proteção marginal no teste de impacto frontal no dummy (boneco) de três anos. O Onix conta ainda com um cinto pélvico (dois pontos) somente no banco traseiro central. O Latin NCAP alerta a Chevrolet a fim de que melhore a proteção oferecida por esse modelo para garantir desempenhos aperfeiçoados no futuro.

“As melhoras do Onix são uma importante notícia para nosso mercado. É alentador ver como os fabricantes de automóveis levam em frente essas melhorias tão relevantes”, disse em comunicado o secretário geral do Latin NCAP, Alexandre Furas.

“Iniciar o ano com esses resultados é muito alentador. Os fabricantes querem mostrar que podem produzir veículos com bons níveis de segurança e, também, melhorar uma qualificação ruim nos testes do Latin NCAP. É demonstrado, mais uma vez, que os desempenhos, sejam bons, sejam ruins, divulgam resultados positivos, impulsionando o mercado a aperfeiçoar a segurança dos veículos” acrescentou o presidente da comissão diretora do Latin NCAP, Ricardo Morales.

O executivo informa que os próximos resultados do programa serão divulgados em março.



Tags: Onix, Latin NCAP, segurança.

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