Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
ZF e Chery se juntam para democratizar carros autônomos

Negócios | 18/01/2018 | 13h28

ZF e Chery se juntam para democratizar carros autônomos

Acordo pretende popularização da condução semiautônoma na China

REDAÇÃO AB

A ZF anunciou durante sua conferência realizada no Salão de Detroit (Estados Unidos) uma parceria com a Chery a fim de promover e tornar mais acessível a condução autônoma no maior mercado automotivo do mundo. A empresa fornecerá à montadora seu novo controlador de inteligência artificial, o supercomputador ZF ProAI, que permitirá aos veículos ter funções automáticas de condução Nível 3, considerada semiautônoma, quando o veículo é capaz de assumir simultaneamente as funções de direção, como aceleração, frenagem e volante, embora, o motorista tenha que intervir em algum momento, assumindo o controle do carro eventualmente, em situações de risco ou não.

O desenvolvimento de tecnologias da ZF que promovam a condução autônoma em veículos está acontecerá em conjunto as novas parceiras da companhia Nvidia, empresa de computação e inteligência artificial, e com a Baidu, empresa chinesa de tecnologia (leia aqui). Pela primeira vez, os algoritmos de aprendizado profundo (deep learning), habilitados pelo supercomputação do ZF ProAI, estarão disponíveis em carros acessíveis para o público em geral.

CARRO AUTÔNOMO ACESSÍVEL

“Essa parceria é particularmente relevante porque ela contribui para a democratização das funções de condução autônoma em um dos mais importantes mercados automotivos do mundo. Isso facilitará que todas as pessoas tenham acesso à tecnologia”, disse o CEO da ZF, Konstantin Sauer, durante conferência de imprensa da empresa no Salão de Detroit, na última segunda-feira, 15.

O executivo também disse que devido ao aumento global da demanda por soluções em eletromobilidade, a empresa ampliará suas operações nesta área. “Vamos investir em duas novas unidades industriais de produção de componentes para transmissões eletrônicas”.

Uma montadora da Europa já encomendou motores totalmente elétricos para a divisão responsável da empresa, incluindo a eletrônica de potência, além de unidade de tração puramente elétrica, para produção em escala. O volume de pedidos chega a 1 milhão de unidades.



Tags: ZF, Chery, carro autônomo, China, Baidu, Nvidia, inteligência artificial.

Comentários

  • Luiz Eduardo Costa

    Que notícia boa! Será que teremos no Brasil o QQ automático? Olha aí Chery Brasil, existe um vácuo de carros pequenos automáticos que o velho Hyundai Atos deixou lá em 2001 e que ainda não foi preenchido. Que tal oferecer um QQ automático com câmbio ZF para o Brasil? Grandes chances de dar certo. Não tem concorrente. Estou torcendo para dar certo. Eu seria um comprador.

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência