Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 12/01/2018 | 18h54

As novidades da CES, o 5º maior salão automotivo dos EUA

Evento ganhou o apelido de Car Electronics Show por inovações apresentadas pela indústria

GIOVANNA RIATO, AB


Autointitulada como “palco global para inovação”, a CES – Consumer Electronics Show, realizada em Las Vegas de 9 a 12 de janeiro, atraiu olhares neste início de ano. É ali que empresas de tecnologia, de bens de consumo e duráveis apresentaram as promessas tecnológicas de 2018. Foram 3,9 mil expositores, incluindo 900 startups. Por mais um ano, o setor automotivo foi responsável por algumas das principais novidades apresentadas no evento que, segundo a organização, já é o quinto maior salão automotivo dos Estados Unidos. Quem diria. De tão focada em transportes, alguns já apelidaram a feira de Car Electronic Show.

Fica clara na CES a convergência entre as indústrias automotivas e de tecnologia, lançando um novo olhar sobre o que é mobilidade. Talvez, por este ponto de vista, este seja o evento automotivo mais democrático do mundo: tem montadoras tradicionais como Ford, BMW, Nissan e Toyota, mas também tem uma série de novidades de empresas que só recentemente começaram a desenhar atuação na área automotiva, como Intel, Nvidia, Uber e Visa (sim, a empresa de meios de pagamentos). Todas com novidades e com a devida atenção da imprensa e do público.

As montadoras, afinal, começam a se acostumar com a nova realidade: elas são parte essencial do show, mas não protagonistas dele. O interesse destas empresas em mostrar novidades dignas de um salão do automóvel na feira de eletrônicos vem se fortalecendo nos últimos 10 anos. Agora, com a materialização aqui e agora das tecnologias do futuro, o evento ganha ar mais prático. No lugar de exibir apenas conceitos atrativos para uma realidade distante, o evento traz soluções para problemas reais.

Um dos exemplos disso está na movimentação das fabricantes de chips. Os bons e velhos circuitos integrados renderam assunto no evento - e olha que a concorrência por atenção era forte, com os mais diversos e interessantes dispositivos tecnológicos. A Nvidia anunciou uma nova geração de chips para carros, batizada de Xavier. De quebra ainda confirmou o fornecimento para uma série de empresas (leia aqui).

Na mesma sintonia, a Intel confirmou cooperação com a BMW, a Nissan e a Volkswagen, além do teste de sua tecnologia em uma frota de 100 carros. A Qualcomm, por sua vez, destacou a relevância da conexão 5G para que automóveis se transformem em verdadeiros computadores sobre rodas, com conectividade plena. Assim como as concorrentes, a empresa também aproveitou o evento para anunciar parceria com montadora. A empresa vai colaborar com a Ford com foco em carros autônomos.

Abaixo, Automotive Business destaca outras novidades importantes da CES 2018:


- A TRANSFORMAÇÃO DA FORD EM UMA EMPRESA DE MOBILIDADE
A Ford foi uma das primeiras fabricantes de carros a apostar na CES como palco para suas novidades. A empresa repetiu no evento aquilo que já virou mantra entre as companhias do setor: “Não somos uma montadora de veículos, mas uma empresa de mobilidade”. Ainda que a postura não seja novidade, a Ford parece ter mais pressa do que as concorrentes para fazer esta transição. A companhia apresentou o que chama de ecossistema de mobilidade, conjunto de soluções que facilita e torna viável deslocamentos, mesmo que eles não aconteçam a bordo de um carro da marca. É o que a empresa chama de “usar sistemas para devolver as ruas da cidade para a comunidade”, o que, inevitavelmente, tira o automóvel do topo da lista de prioridades.

- A TOYOTA E O FURGÃO AUTÔNOMO CUSTOMIZÁVEL
Imagine uma loja portátil que, acionada pela internet, vai até o cliente para que ele escolha que produto quer comprar. Tudo de forma autônoma, sem a necessidade de motorista. Esta é uma das propostas do conceito e-Palette apresentado pelo Toyota. O veículo pode ser loja, delivery de comida ou até um quarto de hotel. A companhia planeja testar a novidade em condições reais a partir de 2020.

- RENAULT-NISSAN NO CAMINHO PARA A AUTOMAÇÃO
O CEO da Aliança Renault Nissan, Carlos Ghosn, fez apresentação na CES e anunciou a criação de um fundo de capital de risco para investir em startups (leia aqui). O executivo adiantou ainda o uso de nova tecnologia para acelerar o desenvolvimento de autônomos, a Seamless Autonomous Mobility (SAM). Com inteligência artificial e o auxílio de humanos, o sistema aprende a tomar decisões rápidas em situações críticas de condução. Ghosn também confirmou também cooperação com a DeNA para desenvolver veículos autônomos para aplicações comerciais e renovou parceria com a Microsoft

- BMW LEVA REALIDADE VIRTUAL AO VAREJO
Uma das ousadias da BMW na edição deste ano da feira de tecnologia é oferecer aos visitantes uma experiência totalmente digital de compra do veículo por meio de realidade virtual com a ferramenta VR@Retail. Na matrix construída pela marca os clientes podem simular a experiência da concessionária e conhecer detalhes de carros da companhia.

- MERCEDES-BENZ QUER MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
A alemã apresentou na CES o MBUX (Mercedes-Benz USer Experience), central multimídia inteligente que será integrada aos carros da marca a partir deste ano. Segundo a marca, a tecnologia prioriza a oferta de boa experiência ao usuário a partir de inteligência artificial que garante a adaptação do recurso às preferências e necessidades de uso do cliente.

- INTEL E MOBILEYE QUEREM APRIMORAR CONDUÇÃO AUTÔNOMA

No ano passado a Intel comprou a Mobileye, proeminente startup focada no desenvolvimento de tecnologias para carros autônomos (leia aqui). Na CES as empresas destacaram que trabalham no aprimoramento de mapas de alta definição para estes veículos. O objetivo é tornar mais simples e rápido o processo de tomada de decisão pelo sistema do automóvel.

- UBER E BELL HELICOPTER APOSTAM EM TÁXI AÉREO AUTÔNOMO
Uber e Bell Helicopter apresentaram a cabine de um táxi aéreo autônomo. Trata-se de um drone autônomo de passageiros, não de um helicóptero. O plano é oferecer, com conforto, voos de curta duração com capacidade para até cinco ocupantes. A novidade está em testes, mas ainda sem data prevista para entrar em operação.

- VISA E GENTEX SUGEREM CARRO COMO MEIO DE PAGAMENTO
A Visa apresentou com a Gentex, fornecedora de tecnologia eletrônica, o conceito de um automóvel equipado com recurso que permite realizar pagamentos por meio de um toque no painel do automóvel. Segundo as empresas, o sistema garantiria mais agilidade na hora de passar por um pedágio ou reabastecer, por exemplo.

- ZF MOSTRA TECNOLOGIA PARA MELHORAR A SEGURANÇA
Entre uma série de novidades, a sistemista ZF levou à CES o Conceito 2020, sistema que exibe para o condutor o status de uso de todos os sistemas de assistência à direção do automóvel. Com a solução a empresa pretende resolver a dificuldade dos motoristas em ativar, configurar e monitorar a grande variedade de funções dos carros cada vez mais conectados e, assim, evitar distrações e melhorar a segurança.



Tags: CES, tecnologia, automotiva, inovação, indústria.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência