Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Caminhões: MAN mais perto da líder Mercedes

Mercado | 09/01/2018 | 18h32

Caminhões: MAN mais perto da líder Mercedes

Ranking de vendas fica estável, mas com mudanças na participação

GIOVANNA RIATO, AB

O ano passado não movimentou o ranking de vendas de caminhões, que permaneceu estável na comparação com 2016. Aconteceram, no entanto, mudanças importantes na participação de cada montadora no mercado, que enfim voltou a crescer e avançou 2,7% para 51,9 mil unidades. A Mercedes-Benz seguiu na liderança do segmento com 15,1 mil veículos vendidos, volume estável na comparação com o ano anterior. A questão é que o reinado da marca começa a ficar ameaçado já que a performance sem incrementos foi o suficiente para que a empresa perdesse um ponto porcentual de market share, que encolheu para 29% no ano.

Assim, a MAN/VWCO, vice-líder de vendas de caminhões, conseguiu chegar um tanto mais perto da concorrente, com 27,3% de presença no segmento em 2017, porcentual estável. A empresa que oferece no mercado nacional veículos das marcas MAN e Volkswagen entregou 14,2 mil unidades no Brasil em 2017, com evolução de 3,8% na comparação com o resultado de 2016. A companhia pretende fortalecer ainda mais o movimento ascendente este ano com as vendas da nova linha de caminhões Delivery (leia aqui).

A Ford permaneceu como a terceira marca de caminhões mais vendida do Brasil, com 7,8 mil veículos. A companhia é mais uma a manter volume estável e, assim, registrar leve queda, da ordem de 0,4 ponto porcentual, em sua participação de mercado, que encerrou o ano em 15%.

VOLVO E SCANIA SÃO AS QUE MAIS CRESCEM

As vendas de caminhões pesados foram as que tiveram maior crescimento ao longo do ano, de 23,4% para 18,7 mil unidades. As suecas Volvo e Scania, especialistas no segmento, surfaram nessa onda e tiveram boa performance no ano. A Volvo manteve a quarta colocação em vendas de caminhões, com 5,9 mil veículos entregues no mercado local, com incremento de 6%. O market share da marca subiu 0,3 ponto porcentual, para 11,4%.

A Scania foi a quinta mais vendida e a empresa que mais conquistou participação de mercado em 2017. A companhia conquistou 2,6 p.p. e respondeu por 11% dos caminhões vendidos no Brasil. Foram licenciados 5,7 mil veículos da marca, volume expressivos 35,5% superior ao registrado no ano anterior.

IVECO PERDE ESPAÇO, DAF CONSOLIDA CRESCIMENTO

A Iveco permaneceu como a sexta maior marca de caminhões do País, mas a posição fica cada vez mais difícil de sustentar. A empresa entregou 1,9 mil unidades no mercado local, com queda de 25,7%. Assim, encolheu em 1,5 p.p. a participação de mercado, para apenas 3,75%.

No caminho contrário, a novata DAF segue conquistando espaço nas vendas de caminhões no Brasil. Com mil veículos negociados localmente e alta de 55,7% sobre o volume registrado em 2016, a empresa garantiu a sétima colocação em vendas, com 2% de market share, porcentual 0,7 p.p. maior do que o do ano anterior.

A brasileira Agrale aparece logo atrás no ranking de vendas, com apenas 112 caminhões negociados no ano e baixa de 39%. A participação de mercado da empresa foi de 0,2%. Atrás dela aparecem marcas que já encerraram suas atividades produtivas no Brasil, como International e Sinotruk, que provavelmente emplacaram em 2017 algumas unidades do estoque que ainda mantinham localmente.

A Foton, que promete inaugurar fábrica em Guaíba (RS) e por enquanto monta caminhões na planta da Agrale em Caxias do Sul (RS), vendeu apenas 32 veículos no Brasil ao longo de 2017.



Tags: Mercedes-Benz, MAN VWCO, caminhões, ranking, vendas, mercado.

Comentários

  • DALMI SILVEIRA PIO JUNIOR

    Importante

  • Eduardo Martins

    Nos extra-pesados, Scania e Volvo mandam.

  • Eduardo Martins

    Ótima reportagem, com olho clinico no que realmente aconteceu no ano, sem sensacionalismo e com precisão cirúrgica

  • Jose Antonio Correa

    Como a Scania é do grupo VW caminhões na somatória eles lideraram em 2017

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência