Os veículos pesados geraram alta de 16,6% no faturamento com autopeças para o mercado de reposição. O pós-venda dos modelos leves também favoreceu os fabricantes do setor, mas registrou crescimento mais contido, de 7,7%.
Os números se referem ao acumulado de janeiro a outubro de 2017 e foram divulgados pelo Sindicato Nacional da indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) a partir de informações fornecidas por associados.
-Veja aqui o novo estudo do Sindipeças
-Veja aqui outros dados divulgados pela entidade
-Veja outras estatísticas em AB Inteligência
Entre os motivos para o aftermarket aquecido nos pesados estão a retração no mercado de novos e o bom momento no setor de usados: a venda de caminhões de segunda mão cresceu cerca de 5% em 2017 e a de ônibus, mais de 20% de acordo com a Fenabrave, entidade que reúne as associações de concessionários.
Outros dados presentes no estudo do Sindipeças sobre a reposição revelam pequeno crescimento desde abril deste ano no consumo de diesel, no fluxo de veículos pesados por estradas pedagiadas e no volume de serviços ou fretes contratados.
A perspectiva de bons negócios no aftermarket até levou fabricantes como a Borgwarner a investir em remanufatura de componentes (veja aqui).
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo
Em 2021 empresa vai fornecer turbocompressores para mais uma fabricante de veículos leves e motores de partida para o sistema start-stop
PEDRO KUTNEY, AB