Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 30/11/2017 | 15h21

Sotreq lança software para monitorar máquinas de construção

Ferramenta envia diagnósticos e alertas aos frotistas em caso de falhas

REDAÇÃO AB

A Sotreq desenvolveu o software VisionLink dedicado ao mercado de máquinas de construção para monitorar e enviar diagnósticos de falha de forma preventiva, auxiliando nas manutenções e programações de paradas, reduzindo os custos operacionais. Com ele é possível obter uma visão geral sobre a saúde e manutenção do veículo, bem como o consumo de combustível, localização, horímetro (medição de horas trabalhadas), eventos casuais e alertas.

“A plataforma oferece acesso via web ou mobile e os gestores de frotas recebem notificações de alertas via e-mail ou SMS para acompanhar o desempenho da operação, imprevistos e auxiliando no controle da frota e de cada veículo”, explica o coordenador de novos negócios e tecnologia da Sotreq, Carlos Arantes.

A ferramenta foi adquirida pela construtora Barbosa de Melo, que optou instalar o software em duas escavadeiras, uma motoniveladora e um trator de esteira. Em um mês de monitoramento, a empresa informa que foi possível evitar a perda do motor da escavadeira, gerando uma economia de R$ 80 mil com a manutenção.

“Isso ajudou a evitar gastos de manutenção e trouxe ganho na utilização. Com o VisionLink, reduzimos o tempo de inatividade que é quando a máquina está ligada sem estar efetivamente trabalhando. Ao detectar falhas e erros de operação, o VisionLink envia alertas por e-mail. Com isso, nos permite parar o quanto antes e realizar o reparo, não cabendo mais somente ao operador avisar do problema”, conta o engenheiro mecânico da Construtora Barbosa Mello, Arthur Figueiredo Silva.

“O alerta informa o usuário o que está acontecendo, sinalizando o compartimento com defeito. O mecânico dirige-se ao local e verifica o problema pontualmente, economizando o tempo de paralização do equipamento, algo que, em média, pode ser de 20 dias”, complementa o técnico de monitoramento do Centro de Monitoramento de Condições da Sotreq, Rodrigo Otone.



Tags: Sotreq, software, monitoramento, máquinas de construção, VisionLink.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência