Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 29/11/2017 | 17h06

Daimler recusa oferta de compra de ações pela Geely

Chinesa propôs adquirir participação de 3% a 5% em papéis com desconto

REDAÇÃO AB

A Daimler AG, dona da Mercedes-Benz, recusou uma oferta da montadora chinesa Geely, dona da Volvo Cars, que propôs adquirir participação de 3% a 5% se a Daimler emitisse novas ações com desconto, transação que equivaleria a US$ 4,5 bilhões, considerando o mercado atual. Segundo a agência de notícia Reuters, fontes com conhecimento nas negociações disseram que a montadora alemã vem relutando em diluir suas participações acionárias existentes e, embora tenha recusado a oferta, disse à empresa chinesa que uma compra de ações no mercado aberto era bem vinda.

No entanto, não ficou claro que tipo de desconto a Geely se referia ou se a chinesa estaria interessada em adquirir ações no mercado aberto. Representantes das duas empresas se reuniram em Pequim, na China, nas últimas semanas.

Um porta-voz da Daimler disse que a empresa estava “muito feliz com sua estrutura acionária no momento”, mas acrescentou que receberia bem novos investidores com um interesse de longo prazo.

O negócio teria como pano de fundo o interesse da Geely em acessar tecnologia de baterias para carros elétricos da Daimler a ponto de querer estabelecer uma joint venture para carros elétricos em Wuhan, capital da província de Hubei. As fontes acrescentaram que a Geely mantém otimismo em garantir um acordo de alguma forma nas próximas semanas.

As fabricantes de automóveis na China embarcaram em uma enxurrada de acordos a fim de impulsionar a produção de veículos elétricos e híbridos plug-in antes que sejam impostas as novas cotas por Pequim, que quer reduzir a poluição atmosférica urbana e diminuir a dependência do país por petróleo.



Tags: Daimler, Geely, negócios.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência