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Fiat Cronos marca tempo com VW Virtus
Fiat Cronos: novo representante de safra de sedãs compactos

Lançamentos | 27/11/2017 | 20h00

Fiat Cronos marca tempo com VW Virtus

Marca apresenta as formas finais do sedã compacto feito na Argentina

PEDRO KUTNEY, AB

No mercado brasileiro muitos modelos disputam um mesmo segmento, mas poucos chegam quase que ao mesmo tempo com propostas e significados tão parecidos. É o caso do sedã compacto Fiat Cronos, apresentado em suas formas finais na segunda-feira, 27, dez dias depois de a Volkswagen ter feito o mesmo com o Virtus (leia aqui). Além de disputar o mesmo cliente em busca de um sedã menos caro e mais evoluído tecnologicamente em relação às tradicionais carroças nacionais, ambos os carros representam para suas respectivas marcas um novo tempo mais virtuoso, tanto na fabricação melhor acertada como na entrega de maior valor e conforto interno ao consumidor.

“O Cronos chega em um momento de reposicionamento da marca, que resgata valores que estavam adormecidos, como ousadia e agressividade, inovação e tecnologia, algo que já começou desde o ano passado com o lançamento da (picape) Toro e continuou com o Mobi e Argo, que resgatam valores emocionais com os clientes”, afirma Herlander Zola, que depois de passar pelo marketing de Volkswagen, BMW e Audi, no início deste ano assumiu a direção da marca Fiat para América Latina. Além de carros parecidos, os discursos também são. A Volkswagen também diz “começar de novo” com os lançamentos de Polo e Virtus.

Ao lançar um carro com o nome do deus mitológico grego que controla o tempo, a Fiat precisa correr contra o cronômetro da concorrência que começará a vender o Virtus em fevereiro próximo. Por isso um pré-série do Cronos foi apresentado sem a mesma quantidade de informações do concorrente, a fabricante focou em mostrar só o design, para “fazer barulho” e mostrar que não está atrasada.

Toda a produção do novo sedã ficará concentrada na fábrica da Fiat em Córdoba, Argentina, que desde 2016 recebeu investimentos de US$ 500 milhões para fazer o modelo com os melhores e mais modernos padrões globais do Grupo FCA (leia aqui). A exemplo do que é o Argo para a planta de Betim (MG), o Cronos também representa o renascimento tecnológico da unidade argentina.

A Fiat não informou quando exatamente as vendas do Cronos começam no Brasil, mas pelo grau de maturidade do projeto é possível esperar que também seja em fevereiro, ou logo depois de saber os preços do Virtus (espera-se variação de R$ 60 mil a R$ 80 mil), para calibrar sua tabela com valores mais competitivos. No segmento de sedãs compactos, os dois disputarão a terceira maior faixa do mercado brasileiro, que representa cerca de 16% dos emplacamentos, algo perto de 300 mil unidades/ano, atrás somente dos hatches pequenos e utilitários esportivos. Também vão brigar na mesma e importante categoria na Argentina, que absorve 100 mil sedãs compactos por ano.

MOTORIZAÇÃO, PLATAFORMA E DESIGN



Das poucas informações técnicas que revelou sobre o carro, a fabricante confirmou que o Cronos será vendido com dois tipos de motorização: 1.3 Firefly de 109 cavalos, com câmbio manual ou automatizado de cinco marchas, e o 1.8 e.TorQ de 139 cv em versões com caixa manual ou automática de seis velocidades, combinações de powertrain já conhecidas do Argo, irmão hatch derivado da mesma plataforma. Assim como o Virtus, para o Cronos não haverá opção 1.0, que no caso da Fiat fica restrita ao seu sedã de entrada em linha atualmente, o Grand Siena.

As configurações mecânicas do novo sedã Fiat sugerem preço de entrada menor e desempenho mais econômico do Cronos 1.3 na comparação com o concorrente da Volkswagen, que começa sua tabela com o motor 1.6 aspirado de 117 cv. A opção de topo 1.8 da marca italiana, mesmo sendo 10 cv mais potente que o rival, gasta mais, perderá em eficiência para o Virtus 1.0 TSI turbinado de 128 cv.

Apesar de derivar do projeto X6H que deu origem ao hatch Argo, lançado em maio passado e construído sobre a plataforma modular MP-1, a base mecânica do Cronos tem nomenclatura diferente, MP-S (de Modular Plataform Sedan), e seu nome-código X6S também traz a mesma sutil diferença, o “S” para denominar um sedã. Na prática, o Cronos compartilha muitos componentes e sistemas com o Argo, como painel, quadro de instrumentos, tela central multimídia, volante, assentos, infoentretenimento, desenho interno da cabine.

Por fora, os faróis dianteiros são iguais aos do Argo, assim como o capô, mas a parte inferior do para-choque que acomoda os faróis de neblina tem design diferente, exclusivo para o Cronos. Na traseira, os designers da Fiat foram bem-sucedidos na tarefa de conferir caimento mais harmônico à silhueta do carro, com divisão em ângulo sutil entre cabine e porta-malas, dando ao modelo traços de um fastback, transformando os tradicionais três volumes de um sedã em um só.

Segundo Peter Fassbender, diretor do FCA Design Center Latam, o desenho do Cronos é uma evolução dos sedãs já produzidos pela Fiat no Brasil desde os anos 1990. O novo sedã compacto segue o traço “fluído dinâmico” da marca italiana, usado por exemplo no Tipo vendido na Europa, que envolve a aplicação de vincos marcantes em toda a volta da carroceria “para brincar com efeitos de luz e sombra para formar a imagem do carro”, explica o designer. Por isso faróis e lanternas extrapolam para as laterais. Além desta vertente de design atualmente a Fiat usa outras duas: a “heritage” (clássica, em tradução livre) aplicada a modelos como o Cinquecento e a “icônica” de carros como Uno e Panda.

Visivelmente, sem saber ainda suas medidas exatas, o Cronos parece ser um pouco menor em comprimento, entre-eixos e porta-malas do que o rival Virtus. Mas deu para experimentar assentos bem confortáveis e espaço interno generoso para quatro pessoas de bom tamanho. A impressão visual do compartimento traseiro de bagagem também mostra capacidade razoável, uma das principais qualidades que um sedã deve ter. O resto, segundo a Fiat, será revelado a seu tempo, no primeiro trimestre de 2018.



Tags: Fiat, Cronos, lançamento, design, sedã, VW Virtus, Argentina, Córdoba, FCA.

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