Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Indústria | 24/11/2017 | 23h03

Ford de Taubaté fará em breve o novo 1.5 de três cilindros

Fontes confirmam nacionalização do motor para o início de 2018

REDAÇÃO AB

A fábrica de motores e transmissões da Ford em Taubaté, no interior de São Paulo, passará a produzir no começo de 2018 o novo motor 1.5 de três cilindros, conforme Automotive Business havia antecipado (veja aqui). Chamado 1.5 TiVCT, ele já equipa parte da linha EcoSport desde o lançamento do modelo 2018, mas por enquanto é importado da Índia.

Fontes confirmam que a nacionalização do novo propulsor flex, que produz até 137 cavalos com etanol, terá início em pouco tempo. O motor já está em processo de homologação. “Ele será todo feito em Taubaté”, afirma o engenheiro-chefe da Ford, Volker Heumann, referindo-se a bloco, cabeçote, virabrequim e bielas. Heumann concedeu entrevista a Automotive Business durante a apresentação do Fiesta 2018 (veja aqui).

A fábrica de Taubaté já fornece componentes do motor de três cilindros 1.0 que equipa a linha Ka, mas neste caso apenas virabrequim e bielas. O bloco e o cabeçote são feitos na unidade de Camaçari. A fábrica de Taubaté também produz os motores Sigma, de quatro cilindros, que permanecerão em linha por algum tempo.

Heumann recorda que o primeiro carro a receber o motor nacionalizado será o próprio EcoSport. É provável que o próximo seja o Fiesta.



Tags: Ford, três cilindros, TiVCT, EcoSport, Fiesta, Volker Heumann.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência