Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Tecnologia | 22/11/2017 | 17h38

Apple quer elevar potencial do sensor Lidar com machine learning

Solução dispensaria o cruzamento dos dados com câmeras em carros autônomos

REDAÇÃO AB

Sem muito alarde, a Apple segue empenhada em desenvolver tecnologias para carros autônomos. A companhia não detalha sua estratégia, mas acaba de publicar um artigo bastante relevante sobre o assunto no diretório público científicos da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. No documento, a empresa descreve o uso de machine learning para traduzir os dados captados por sensores Lidar em imagens 3D.

A sistema é essencial para o desenvolvimento de carros autônomos ao usar pulsos de luz para identificar objetos e obstáculos. A questão é que atualmente tudo o que é coletado por Lidar precisa ser combinado com outras informações, como dados de câmeras instaladas no carro, para oferecer uma detecção confiável do entorno do automóvel. A proposta da Apple é dispensar esta segunda etapa, garantindo que a tecnologia funcione de forma independente apenas combinada a recursos de machine learning - o potencial de aprendizado da máquina, que permite que ela tome decisões sem precisar ser programada especificamente para a nova situação.

O material é assinado pelo pesquisador da área de inteligência artificial Yin Zhou e pelo cientista de machine learning Oncel Tuzel, ambos funcionários da companhia. Os especialistas criaram um recurso chamado VoxelNet, que extrapola os pontos captados pelo Lidar para criar informações precisas dos objetos e obstáculos que podem estar adiante. Assim, a tecnologia torna o recurso mais confiável e, portanto, mais seguro.

Além da relevância do trabalho de pesquisa, o artigo é importante por ser uma das poucas pistas do trabalho da Apple no desenvolvimento do carro autônomo. A empresa teria desistido de desenvolver veículos autoguiados sozinha, mas claramente não deixou de trabalhar a tecnologia de alguma forma.



Tags: Apple, machine learning, Lidar, carro autônomo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência