Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Crédito | 21/11/2017 | 19h26

Em recuperação, financiamento de carros cresce 12,3%

Demanda também cresceu para veículos pesados, puxada pelos zero-quilômetro

REDAÇÃO AB

A demanda por crédito para a compra de veículos mostra claros sinais de recuperação. É isso o que apontam os dados divulgados pela B3, empresa que opera o Sistema Nacional de Gravames, base de informações sobre os veículos dados como garantia em operações de crédito. A plataforma indica que foram financiados 3,41 milhões de veículos leves de janeiro a outubro, com aumento de 12,3% na comparação com o resultado do mesmo intervalo de 2016.

A expansão foi puxada pela alta dos financiamentos de veículos usados, de 8,5% no ano. Ainda assim, os dados isolados do mês passado mostram um salto no número de contratos de crédito de 22,5%, com 373,3 mil unidades. Neste caso, a demanda por modelos novos fez a diferença, com 105,7 mil carros, volume que corresponde à expansão de 27,5% - o maior crescimento porcentual do ano, aponta da B3.

A empresa indica que o aumento mais relevante foi anotado no financiamento de veículos leves mais velhos, com nove a 12 anos, seguido dos modelos com mais de 12 anos. Assim como o número de contratos, o prazo médio para o financiamento de veículos leves também cresceu em outubro, passando de 36,9 meses para 37,1 meses.

VEÍCULOS COMERCIAIS

O setor de veículos comerciais também registrou aumento no número de contratos de crédito. Nos 10 meses de 2017 foi liberado crédito para a compra de 147,5 mil caminhões e ônibus. Deste total, o maior crescimento aconteceu entre os modelos novos, que avançaram 4% enquanto a demanda por usados aumentou apenas 1,3% no ano. Os dados de outubro mostram que o financiamento de veículos pesados cresceu 27,1% sobre o mesmo mês de 2016 e ainda 14,6% na comparação com setembro.

MOTOCICLETAS

O segmento de motocicletas teve resultados mais tímidos, com crescimento de apenas 1,1% no número de contratos este ano, para 612,2 mil unidades. Com o acesso ao crédito restrito aos consumidores, o pequeno aumento foi puxado pelo financiamento de modelos usados, que cresceu 34,4% enquanto o de motos novas caiu 4,3%.



Tags: financiamento, veículos, crédito, B3.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência