Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Bosch celebra 10 anos de produção de freios ABS

Segurança | 17/11/2017 | 16h00

Bosch celebra 10 anos de produção de freios ABS

São mais de 6 milhões de unidades feitas no Brasil desde 2007

REDAÇÃO AB

Em 2007, a Bosch iniciava no Brasil a produção do sistema antibloqueio de frenagem, que ficou popularmente conhecido como freios ABS. Desde então, foram fabricados cerca de 6 milhões de unidades do equipamento em território nacional. O sistema de segurança tornou-se obrigatório no País apenas em 2014, mas a empresa já havia se adiantado ao oferecer a tecnologia. De acordo com estudo realizado pelo lnsurance lnstitute for Highway Safety (llHS), a utilização de freios ABS pode diminuir em até 37% o risco de acidentes fatais, uma vez que impede o travamento das rodas em frenagens bruscas, permitindo ao motorista controle total do volante a fim de que possa desviar de obstáculos.

A empresa também foi pioneira na produção do programa de estabilidade eletrônica (ESP) no mercado nacional – ou mais comumente conhecido como ESC, controle eletrônico de estabilidade. A linha entrou em operação em 2015 produzindo a tecnologia que ajuda a elevar ainda mais a segurança nas estradas, especialmente em pistas escorregadias, já que o sistema mantém o veículo seguro ao fazer uma curva em alta velocidade ou um desvio de emergência mantendo a estabilidade do carro.

O ESP é um sistema de segurança ativa que ajuda evitar até 80% os acidentes causados por derrapagens. Pesquisas feitas em diferentes partes do mundo comprovam que o ESP representa o que há de mais moderno em tecnologia de segurança ativa. As Nações Unidas consideram a tecnologia uma das maneiras mais eficientes de reagir contra o crescente número de mortes nas estradas. Por esse motivo, cada vez mais países estão exigindo que os automóveis novos saiam da fábrica com o sistema como equipamento padrão. No Brasil, que ainda não se decidiu sobre os rumos de segurança para o Rota 2030, a legislação só deve exigir o uso do sistema a partir de 2022 (leia aqui).



Tags: Bosch, freios, ABS, 10 anos.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência