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Continental lança pneu que dura 20% a mais
Power Contact 2 chega à rede em dezembro e também será fornecido a montadoras

Autopeças | 16/11/2017 | 16h43

Continental lança pneu que dura 20% a mais

Power Contact 2 já é fabricado em 14 medidas para aros de 13 a 16 polegadas

MÁRIO CURCIO, AB

A Continental lança no Brasil o pneu Power Contact 2. O novo modelo promete rodar 20% a mais que os concorrentes. É fabricado em 14 diferentes medidas e pode equipar automóveis com rodas de 13 a 16 polegadas. A produção já ocorre na fábrica da Continental em Camaçari (BA), de onde saem pneus de passeio e comerciais em três turnos (leia aqui).

“Estamos em negociação avançada com cinco fabricantes de automóveis e o fornecimento para as linhas de montagem deve ocorrer já no início de 2018”, afirma o supervisor da divisão de pneus de passeio, Elias Nogueira.

Os 310 pontos de venda da Continental terão o Power Contact 2 em dezembro. Segundo Nogueira, seu preço é cerca de 5% mais alto que o do antecessor, Power Contact, mas mesmo assim a empresa espera vender cerca de 10% a mais do que este. O preço médio praticado pela medida 175/70 14 será de R$ 300.

Segundo a Continental, no confronto com concorrentes Michelin e Pirelli, o Power Contact 2 é melhor não só em rendimento quilométrico, como também em resistência ao rolamento e frenagem em piso seco. Também supera o Pirelli em frenagem em piso molhado.

No programa de etiquetagem do Inmetro o Power Contact 2 recebe a letra C tanto em resistência ao rolamento como em frenagem no molhado (numa classificação que vai de A a G). O ruído de passagem registrado é de 72 decibéis.

A menor resistência ao rolamento do Continental resulta da utilização de um novo composto de sílica, negro de fumo e polímeros e também da tecnologia aplicada na construção da carcaça.

E como o Power Contact 2 tem desenho assimétrico, a Continental adotou diferenças entre o lado esquerdo e o direito que não apenas melhoram a dirigibilidade: também emitem ondas sonoras com frequências diferentes e capazes de anular uma a outra. A tecnologia é chamada de Conti Noise Cancelling.

De acordo com a fabricante, a conclusão de que ele tem rendimento quilométrico 20% maior teve como origem um teste de realizado pela empresa SafeD este ano no confronto com os pneus concorrentes Michelin XM2 e Pirelli Cinturato P1 Plus, todos na medida 205/55 R16 e adquiridos no mercado brasileiro.

NOVO PREMIUM CONTACT 6 CHEGA DA EUROPA COM NOTA A

A Continental também começa a vender em dezembro o Premium Contact 6, pneu de alto desempenho com medidas a partir do ato 15. Num primeiro momento ele será importado de diferentes fábricas da Continental na Europa e pode ser produzido no Brasil já em 2018. Ainda não há definição as medidas que serão vendidas nem preços a ser praticados.

O pneu tem como destaque a letra A para aderência em piso molhado. Segundo a fabricante ele poderá equipar em breve na Europa modelos das marcas Audi, BMW, Mercedes-Benz, Porsche, Volvo, Nissan, Honda, Ford, Honda e Opel.

Em testes práticos em piso molhado feitos num autódromo em Mogi-Guaçu deu para perceber a superioridade do Premium Contact 6 quando comparado com o Cinturato P7, da Pirelli. Foram dois tipos de avaliação bastante simples.

Na primeira situação o carro seguia por uma reta a 70 km/h, entrava num trecho irrigado e freava num ponto demarcado utilizando o sistema ABS. Com dois modelos Volkswagen diferentes (Golf Variant e Golf) as distâncias de parada utilizando o Continental foram de 17 e 16 metros, respectivamente. Com os Pirelli as distâncias percorridas foram de 19 e 18 m.

A outra prova tinha um slalom ou zigue-zague utilizando um Golf a 60 km/h. O ABS e os controles de tração e estabilidade estavam desligados. A superioridade do Continental foi clara na primeira guinada à esquerda e também de volta à trajetória em linha reta.

Já o comportamento do carro com pneus Pirelli foi menos preciso no primeiro desvio à esquerda e sua dianteira escorregou no momento de voltar à reta.



Nas frenagens a 70 km/h no molhado com ABS (à esq.) o Continental Premium Contact 6 parou 2 metros antes que o Pirelli Cinturato P7. Outro teste, um zigue-zague também em piso escorregadio, mostrou que o Continental traz mais segurança em curvas. Essa segunda avaliação era feita com o carro a 60 km/h e recursos como ABS e controles de tração e estabilidade desligados.

Tags: Continental, Camaçari, Power Contact 2, negro de fumo, Michelin, Pirelli, Cinturato P7, Elias Nogueira.


Comentários

  • Sérgio lima dos santos

    rodei 130 mil km com pneus continental no meu veiculo gol

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