NOTÍCIAS
10/11/2017 | 19h44

Tecnologia

Audi vai fazer diesel a partir de fonte renovável

Companhia pretende instalar complexo piloto na Suíça para produzir a solução


REDAÇÃO AB

A Audi vai começar a produzir o e-diesel, combustível feito a partir de fonte renovável de energia. A companhia pretende instalar um complexo produtivo piloto em Laufenburg, Canton Aargau, na Suíça, com capacidade para fazer mais de 400 milhões de litros por ano, com início da construção prevista para 2018. A partir daí serão desenvolvidos mais testes com a solução, feita a partir de energia hidrelétrica. O projeto dá sequência a outras pesquisas na área de combustíveis renováveis em curso na companhia, como o e-gás e a e-gasolina.

O esforço da Audi para reduzir seu impacto ambiental acontece pouco tempo depois do dieselgate, vexame causado pela fraude em 11 milhões de carros com motores diesel vendidos globalmente com sistema que mascarava as emissões elevadas. Segundo a companhia, se der certo, o e-diesel poderá neutralizar o nível de CO2 de carros a combustão convencional.

A unidade produz o combustível a partir de um processo químico. Na primeira etapa, a energia gerada pela usina hidrelétrica produz hidrogênio e oxigênio por eletrólise da água. No próximo passo o hidrogênio reage com o CO2 por uma tecnologia de microprocessos. O CO2 pode ser obtido da atmosfera ou de gases residuais biogênicos e, segundo a marca, essa é a única fonte de carbono gerada no processo. Longas cadeias de compostos de hidrocarboneto são formadas para, na etapa final, elas serem separados em e-diesel e em ceras, que são usadas em outras áreas da indústria. O projeto é liderado pela fabricante alemã em parceria com a Ineratec e a Energiedienst.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 22/11/2017
Frota brasileira de 42 milhões exige controle apropriado

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
AUTOINFORME | 09/11/2017
Luguez firmou parceria com o governo de Ohio
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
DE CARRO POR AÍ | 17/11/2017
Chineses entregam operação brasileira à administração dos brasileiros
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade