Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Vendas internas crescem mais que o esperado
Megale: 'É melhor quando erramos para baixo' (foto: Mário Curcio)

Mercado | 08/11/2017 | 17h43

Vendas internas crescem mais que o esperado

Veículos leves já superam projeção da Anfavea em 2,3 pontos porcentuais

MÁRIO CURCIO, AB

As vendas internas reagiram melhor do que os fabricantes esperavam neste fim de ano. Outubro teve 196,9 mil automóveis e comerciais. Foi o segundo melhor mês do ano, atrás apenas de agosto (com 210,1 mil unidades). No acumulado dos dez meses, 1,77 milhão de automóveis e comerciais leves já foram licenciados, levando a uma alta de 9,7% sobre o mesmo período de 2016.

“O resultado está 2,3 pontos porcentuais acima do que prevíamos para o ano. É sempre melhor quando erramos para baixo”, afirma Antonio Megale, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).


- Veja aqui os dados da Anfavea
- Veja mais dados da indústria aqui
- Veja outros estudos e estatísticas em AB Inteligência

O executivo ressalta que outubro teve média diária próxima a 9,5 mil emplacamentos e superou em 27,1% os 155 mil veículos leves licenciados no mesmo mês do ano passado.

Embora a Anfavea prefira confirmar a projeção de 2,1 milhões de modelos leves para 2017, é possível imaginar 50 mil a 100 mil unidades a mais do que isso. “A confiança (na economia) começa a crescer e a inadimplência vem caindo. Também já vemos um ‘apetite’ maior dos bancos na concessão de crédito”, diz Megale.

Os números divulgados pela Anfavea também mostram aumento da participação de modelos 1.0. No acumulado até outubro eles representam 34,8% dos automóveis emplacados. Cresceram 1,6 ponto porcentual em relação ao total anotado em 2016. O preço mais baixo e a estreia de modelos como o Renault Kwid, equipados somente com motor de um litro, impulsionam essa alta.

O estoque de veículos em outubro chegou a 35 dias, dois a mais que o anotado em setembro. “É um nível normal se considerarmos as vendas de fim de ano e também as paradas que ocorrerão nas fábricas”, garante Megale.

Assista abaixo à reportagem da ABTV sobre o desempenho da indústria automobilística até outubro:



Tags: Automóveis, comerciais leves, Antonio Megale, modelos 1.0, concessão de crédito.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV