Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Transportes | 07/11/2017 | 16h34

Iveco mostra conceito acessível ao motorista Daily Life

Novo dispositivo atende aos profissionais com mobilidade reduzida

SUELI REIS, AB | De Sete Lagoas (MG)

A Iveco Bus apresentou na terça-feira, 7, durante a segunda edição de seu evento Bus Experience, o conceito Daily Life, van baseada na versão Elevittá e que desta vez traz seu conceito para motoristas com mobilidade reduzida: um dispositivo mecânico pneumático projeta o assento do motorista para fora do veículo por meio de controle remoto, se posiciona até o nível do motorista cadeirante, que se transfere para o assento e é elevado até o cockpit.

Segundo o gerente de marketing de produto da Iveco Bus para a América Latina, Gustavo Serizawa, o modelo ainda está em fase de desenvolvimento - o projeto começou há seis meses - e não há previsão de sua chegada ao mercado, embora já esteja sendo pensado para Brasil e outros países da América Latina. “Estamos em um estágio muito avançado, mas o lançamento ainda depende do total de intervenções [adaptações] que temos que fazer no veículo”, justifica.

Baseada na versão de 18 lugares, a Daily Life, que também pode contar com o dispositivo Elevittá para passageiros, já possui adaptações pensadas para o motorista que usa cadeira de rodas: freio de mão elétrico acionado por botão, acelerador no volante e outro botão na alavanca do câmbio que aciona a embreagem, tudo ao alcance do motorista.

“Estamos inaugurando um novo modelo de mercado de trabalho. É um conjunto confiável, qualquer um pode dirigir. Traz rentabilidade para o operador, que precisa pensar na legislação de cotas, e traz a oportunidade de inclusão para este profissional”, afirma Serizawa. De acordo com o executivo, dados recentes do IBGE mostram que 45 milhões de brasileiros se declaram ter algum tipo de mobilidade reduzida. “Não é só o cadeirante, precisamos pensar também no público idoso e obesos.”

Sobre o custo, o gerente estima que o projeto Life deve começar em valores que representem de 10%, 20% ou até 30% do valor de uma Daily Elevittá, que hoje custa em média algo em torno de R$ 160 mil a R$ 170 mil. Ele aproveita para informar que atualmente, 20% da produção da van Daily é na versão Elevittá, a maioria para o mercado interno.



Tags: Iveco, Daily Life, Elevittá, acessibilidade, conceito.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência