Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
FCA atinge meta de consumo, mas fica sem desconto extra de IPI

Indústria | 26/10/2017 | 21h10

FCA atinge meta de consumo, mas fica sem desconto extra de IPI

Montadora agora aguarda Rota 2030 e novo desafio para até 15% de economia

MÁRIO CURCIO, AB | De Tuiuti (SP)

A FCA Fiat Chrysler conseguiu cumprir a meta de redução de consumo de 12% imposta pelo programa Inovar-Auto e está certa de que haverá mais desafios com a nova política industrial Rota 2030: “Acreditamos que o novo programa vai estabelecer algo entre 10% e 15% de redução de consumo”, afirma o gerente de plataforma fuel safe, Sandro Soares.

Ele admite que a Fiat não buscou a redução de 15,4% no consumo, necessária para a obtenção de um ponto porcentual de abatimento no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), “porque haveria um balanço negativo, o investimento necessário seria maior que o retorno”. Isso ocorre porque a redução de consumo é aferida a partir de todos os carros vendidos pela montadora e, no caso da FCA, entram nessa conta os veículos pequenos e atualizados mas também modelos maiores e naturalmente mais gastões, nacionais e importados.

Vale dizer que Audi, Ford e Nissan alcançaram essa meta em outubro de 2016 e por isso já vêm utilizando em 2017 o benefício do abatimento do IPI (veja aqui).

Em evento sobre eficiência energética realizado pela FCA, o executivo falou das tecnologias aplicadas ao modelo Argo e em outros carros do grupo. Entre os investimentos feitos no Brasil para atender às metas de eficiência energética impostas pelo Inovar-Auto está a reformulação da fábrica de motores, que consumiu R$ 1 bilhão.

No pequeno Fiat Mobi, lançado em abril de 2016, a empresa empregou R$ 1,3 bilhão. E o novo Argo custou mais R$ 1,5 bilhão. “Não consigo dizer quanto investimos somente em eficiência energética porque seria difícil separar isso da evolução do portfólio”, afirma Soares.

“Somente em pneus temos de lidar com o atrito com o solo, com o aro, com o ar externo e interno e também com a histerese (deformação) do material. Tudo isso são fontes de perda de energia que nos levam a procurar a ajuda dos fabricantes”, diz Soares, citando Bridgestone, Continental, Dunlop e Pirelli como fornecedoras do Argo.

O executivo informa que esses fabricantes atenderam não só aos requisitos de baixa resistência ao rolamento (e, portanto, de economia de combustível), mas também de conforto, segurança e dirigibilidade em diferentes condições.

A redução de consumo conseguida com o Argo e outros Fiat também ocorre a partir de componentes atualizados como eletroventiladores (ventoinhas) sem escovas e alternadores inteligentes, tudo para “roubar” menos energia do motor em funcionamento: “Todo novo carro exige entendimento com fornecedores como Magneti Marelli, Bosch, Denso ou Valeo, por exemplo, porque nem tudo o que precisamos são ‘itens de prateleira’, prontos para ser instalados”, recorda Soares.

Outros trabalhos para redução de consumo foram feitos a partir da utilização de maior quantidade de aços de alta resistência, que permitiram a produção de um automóvel mais leve e seguro. Segundo a Fiat, na comparação com o Punto, a carroceria do Argo pesa 42 quilos a menos, apesar de ser mais espaçosa. Ela também tem rigidez à torção 7% maior e utiliza suspensões 12,8 kg mais leves.

A utilização de apêndices aerodinâmicos, do sistema Start-Stop, do indicador de troca de marcha, da direção com assistência elétrica e de lubrificantes de motor e transmissão mais modernos e com menor viscosidade também contribuíram para a redução de consumo.

Veja a seguir os itens aplicados no Argo e a economia obtida*:

Motor 1.8 e novo câmbio – 5%
Pneus de baixa resistência ao rolamento – 4,5%
Aerodinâmica – 2%
Lubrificantes de motor e câmbio – 1%
Direção elétrica (em vez de hidráulica) – 1%
Start-Stop – 3%
Alternador inteligente – 1,5%
Troca de marchas no momento apropriado – 1,4%

*Resultados a partir da comparação entre o antigo Punto 1.6 Sporting e o Argo HGT 1.8, ambos com câmbio manual



Tags: Fiat, FCA, Fiat, Sandro Soares, Audi, Ford, Nissan, Mobi, Argo, Punto, Pirelli, Dunlop, Bridgestone, Continental, Magneti Marelli, Bosch, Denso, Valeo.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência