NOTÍCIAS
24/10/2017 | 13h30

Trabalho

Greve da Mitsubishi chega ao fim em Catalão

Metalúrgicos aprovaram PLR de R$ 5,5 mil e abono de R$ 2,5 mil


MÁRIO CURCIO, AB

Terminou a greve na fábrica da HPE em Catalão (GO), onde são fabricados veículos Mitsubishi e Suzuki. A manifestação teve início no dia 16, mas a produção estava interrompida desde 11 de outubro, quando os funcionários fizeram uma paralisação de advertência.

Em assembleia ocorrida na manhã de terça-feira, 24, os 2 mil metalúrgicos aprovaram Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de R$ 5,5 mil, abono de R$ 2,5 mil e concordaram com o reajuste de 2% proposto pela Mitsubishi no início das negociações.

Entre as conquistas, o Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (Simecat) teve a garantia da fábrica de que nenhuma mudança decorrente da reforma trabalhista será implantada sem discussão prévia com os trabalhadores. A montadora também concordou em retomar o plano de cargos e salários a partir de junho de 2018.

A HPE monta as picapes Mitsubishi L200, utilitários esportivos como o ASX, o sedã Lancer e também o Suzuki Jimny, um pequeno jipe com carroceria de duas portas.

Já a Chery permanece em greve. A paralisação ocorre desde 28 de setembro, portanto há quase um mês, e afeta toda a fábrica de Jacareí (SP). Os trabalhadores reivindicam reajuste de 9,2%, elaboração de um plano de cargos e salários e a manutenção de direitos trabalhistas.

Uma nova reunião de conciliação entre a Chery e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região está marcada para o dia 31 de outubro. Segundo a entidade que representa os trabalhadores, até a tarde da segunda-feira, 23, eles ainda estavam sem receber o adiantamento que deveria ser depositado no dia 13 deste mês.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 22/11/2017
Frota brasileira de 42 milhões exige controle apropriado

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
AUTOINFORME | 09/11/2017
Luguez firmou parceria com o governo de Ohio
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
DE CARRO POR AÍ | 17/11/2017
Chineses entregam operação brasileira à administração dos brasileiros
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade