Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Comerciais | 23/10/2017 | 15h45

Fenatran supera expectativas do setor em 2017

Todas as sete montadoras de caminhões presentes na feira realizaram vendas

REDAÇÃO AB

A 21ª edição da Fenatran, realizada na semana de 16 e 20 deste mês, superou as expectativas de público e também de negócios, segundo balanço divulgado pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora do evento. Segundo a empresa, mais de 50 mil pessoas visitaram os 350 expositores, entre montadoras de caminhões, implementos rodoviários, autopeças, empresas de gestão de frotas e postos de combustíveis.

Segundo a Anfavea, associação das fabricantes de veículos, todas as sete montadoras presentes na feira fecharam negócios.

- Veja aqui a cobertura completa da Fenatran 2017

“O salão foi um grande sucesso, tanto de público quanto no resultado comercial. As marcas estão aproveitando o momento de alavancagem da economia para retomarem a produção que estava parcialmente paralisada, e os frotistas estão aproveitando para renovar seus veículos”, disse o presidente da Anfavea, Antonio Megale.

No segmento de implementos rodoviários, o presidente da Anfir, Alcides Braga, classificou a edição como positiva: “A Fenatran consolidou o movimento de recuperação que a indústria está experimentando nos últimos meses”, disse. Segundo a entidade, suas associadas presentes na feira registraram a venda de mais de 2,1 mil unidades, entre carretas e implementos leves, cujos negócios somam montante na ordem de R$ 17,5 milhões (leia aqui).

“Pelo retorno que tivemos dos expositores, essa edição foi uma virada para o setor, e se consolida como a melhor plataforma de negócios em transportes de cargas e logística”, avaliou Gustavo Binardi, diretor de eventos da Reed Exhibitions Alcantara Machado.

Para a Volvo, o evento foi um marco para o mercado brasileiro: “Calculamos a venda de cerca de R$ 600 milhões em veículos, por volta de 1500 unidades, que devem ser vendidos a partir dessa edição, fora os R$ 300 milhões em serviços. Destacamos também que a taxa de conversão [número de atendimentos convertidos em vendas efetivas] foi de mais de 50% em 2017, número inédito. Recebemos muitos clientes médios e grandes, com lotes de 20, 30, 40 veículos”, comemorou o diretor comercial, Bernardo Fedalto.

O diretor geral da Scania, Roberto Barral, avaliou que a Fenatran confirmou a boa expectativa que a montadora vinha registrando desde o início do ano: “Percebemos o sentimento de otimismo em todos os clientes que vieram ao nosso estande”. Segundo o executivo, surpreendeu o índice de aceitação do serviço de manutenção que a empresa apresentou na feira. Apesar de opcional, Barral disse que 90% dos clientes que fecharam negócio na feira optaram por também comprar o serviço.

Na avaliação do diretor de vendas e marketing para caminhões Mercedes-Benz, Ari Gomes de Carvalho, a feira se mostrou melhor que a encomenda. “Recebemos um fluxo de clientes maior do que esperávamos. O mercado despertou e o evento simboliza essa transformação. O que posso adiantar é que, muito provavelmente, zeramos nosso estoque de 2 mil veículos que possuíamos antes do Salão.”

“Conseguimos realizar vendas efetivas e todos os pedidos feitos durante o salão são de clientes com alto potencial de compra, e que certamente contribuirão para o crescimento das nossas operações no Brasil”, disse o diretor comercial da DAF, Luis Gambim.

A MAN Latin America também ressaltou a qualidade do público visitante e seu poder de decisão de compra. “Teve um público muito grande que veio querendo fechar negócio, o que ficou muito acima da nossa expectativa inicial. O nosso estande ficou lotado de segunda a sexta”, afirmou diretor de vendas de caminhões, Antonio Cammarosano Filho.

Para a Iveco, a Fenatran deu uma boa injeção de ânimo no setor. “Esse salão trouxe o que não víamos há um bom tempo: gente sentando para fazer negócios e, principalmente, falar de coisas positivas, otimistas. Nos deu uma grande esperança, a de que quem precisa dos nossos produtos está deixando a crise para trás”, disse o gerente de marketing Mauricio Correa.



Tags: Fenatran, feira, evento, caminhões, negócios, Anfavea REDAÇÃO AB.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência