Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Bosch transfere chaves para o smartphone

Tecnologia | 19/10/2017 | 20h03

Bosch transfere chaves para o smartphone

Acesso ao carro e partida do motor são feitos no celular

REDAÇÃO AB

A Bosch está mostrando um sistema que transforma o smartphone nas chaves de carro, o Perfectly Keyless. Ele permite o acesso ao interior do veículo e a partida do motor sem a necessidade das chaves tradicionais.

Ao se aproximar do veículo, o smartphone do motorista é reconhecido pelos sensores de bordo. “Uma vez que a identificação é realizada, o carro se destrava sem a necessidade da chave metálica, que também é desnecessária para dar a partida ou travá-lo no fim da viagem”, afirma Harald Kröger, presidente da divisão de Eletrônica Automotiva da Bosch.

O dono do veículo também pode liberar o acesso a outros motoristas por um aplicativo no qual uma chave virtual é enviada pela nuvem para outros smartphones, de forma segura contra acessos não autorizados. Isso permitirá que provedores de serviço de compartilhamento de carros e operadores de frotas ou locadoras gerenciem o acesso e as chaves com flexibilidade.

O Pefectly Keyless é uma chave digital e para usá-lo o motorista faz o download de um aplicativo em seu smartphone, que se conecta ao carro e gera uma chave de segurança individual. Ela servirá apenas na fechadura digital do respectivo veículo. O sistema se conecta aos sensores de bordo e mede a distância do veículo e do smartphone para identificar a chave de segurança.

As portas se destrancam quando o aparelho telefônico se aproxima a menos de dois metros do carro. Ao mesmo tempo, o espelho retrovisor e o assento também poderão são regulados automaticamente, de acordo com especificações predeterminadas. Além disso, quando o Perfectly Keyless detecta o smartphone dentro do veículo, o motor pode ser ligado apenas apertando o botão de ignição.

Segundo a Bosch, para que o recurso funcione, a montadora deve instalar sensores de proximidade e uma unidade de controle no veículo. Essa unidade também administra a chave de segurança digital e garante que os sistemas de smartphone, nuvem e veículo se comuniquem adequadamente.

Se o usuário perder o celular, a chave digital poderá ser desativada on-line. O acesso ao veículo é bloqueado tanto para o proprietário quanto para os usuários autorizados e terceiros. Um novo smartphone pode ser conectado ao veículo a qualquer momento e uma nova chave de segurança individual será gerada. A chave convencional continua funcionando normalmente nesse período.

Ainda de acordo com a Bosch, o Perfectly Keyless se difere de outros sistemas de acesso sem chave já existentes no mercado, que ainda possuem uma chave física equipada com o chip, o que significa que o motorista continua dependendo dela sempre por perto.



Tags: Bosch, Perfectly Keyless, smartphone, celular, Harald Kröger.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência