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Toyota amplia linhas Hilux e SW4 de olho em expansão
Hilux SR Challenge: nova versão 4x4 diesel automática com mais equipamentos

Lançamentos | 18/10/2017 | 20h0

Toyota amplia linhas Hilux e SW4 de olho em expansão

Fabricante projeta crescimento das vendas de picapes e SUVs grandes
PEDRO KUTNEY, AB

De olho na volta do crescimento, em torno de 7% este ano, das vendas de picapes e utilitários esportivos (SUVs) de grande porte no mercado brasileiro, a Toyota reajustou preços e promoveu uma expressiva ampliação de versões da linha 2018, com três novas opções da picape Hilux e duas do SUV SW4, que mantêm o mesmo design externo e interno lançado no Brasil no fim de 2015. Ambos os veículos são fabricados na Argentina sobre a mesma plataforma, com motorização diesel ou flex (gasolina/álcool), transmissões automática ou manual de seis marchas e tração 4x4 ou 4x2.

No Brasil, com Hilux e SW4 a Toyota lidera ambos os segmentos já há alguns anos. A montadora projeta que o mercado de picapes médias/grandes deve somar 106 mil unidades este ano, em expansão de 7% sobre as 99 mil de 2016, mas ainda longe do pico de 181 mil registrado em 2013. A Hilux segue na liderança da categoria com cerca de 12% de participação e 24.577 emplacamentos de janeiro a setembro, 2,4 mil unidades à frente da segunda colocada Chevrolet S10, mas o desempenho da caminhonete da Toyota nos nove meses é 3,3% negativo na comparação com o mesmo período do ano passado.

O SUV grande SW4 apresenta melhor desempenho este ano, com 9,2 mil emplacamentos de janeiro a setembro, em crescimento de 14,5% sobre idêntico intervalo de 2016. Líder por larga margem em sua categoria no mercado brasileiro, a performance do SW4 é quase o dobro do ritmo do segmento, que deve fechar 2017 com expansão de 7,3% e 24,8 mil unidades vendidas – também bastante abaixo do pico de 43,8 mil verificado em 2011.

AMPLIAÇÃO DO LEQUE DA HILUX



A ampliação da linha 2018 da picape de oito para onze versões (quatro flex e sete diesel) pode reverter a tendência de queda nas vendas da Hilux, porque amplia o leque de clientes. Para pessoas físicas, foram introduzidas duas novas opções com preços mais contidos em suas respectivas faixas de mercado, começando pela versão de entrada SR 4x2 Flex cabine dupla com câmbio manual de seis marchas, vendida a R$ 108.990 (o valor mais baixo da tabela 2018). “A maioria das picapes com motor flex é para uso urbano (não precisam ser 4x4) e 87% delas são vendidas com transmissão manual, a configuração mais barata. É uma categoria mais sensível a preço do que os compradores de veículos diesel, por isso decidimos oferecer essa opção para os clientes”, explica Roger Armelini, gerente de planejamento de produto da Toyota do Brasil.


O interior da Hilux SR Challenge com acabamento exclusivo para a versão

Em categoria superior, foi introduzida na linha a série especial Hilux SR Challenge cabine dupla, com motor diesel, câmbio automático de seis velocidades e tração 4x4. A versão foi desenvolvida pela engenharia da Toyota no Brasil e Argentina especialmente para mercados sul-americanos, com aplicação de modificações estéticas que incluem a pintura em preto da grade do radiador, maçanetas, estribo lateral e das rodas de liga leve 17”, além de faróis dianteiros com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, adesivos na lateral e traseira da caçamba com logo Hilux Challenge, santantônio exclusivo, interior com costuras vermelhas, painel com detalhes pretos e vermelhos, tapetes bordados com a logomarca da série. São só duas versões de cor da carroceria: branco ou vermelho metálico.

Entre as versões diesel de trabalho da Hilux com câmbio manual, destinadas somente a vendas diretas a frotistas, a Toyota introduziu na linha 2018 a STD 4x4 Narrow cabine dupla, com carroceria mais estreita, por R$ 135.780.

SW4 AGORA EM SETE VERSÕES

Para o SW4 a Toyota aposta em atrair o cliente que quer conforto e luxo de um SUV de grande porte para rodar predominantemente na cidade, por isso não necessita de tração 4x4 nem do torque do motor diesel, assim pode pagar um pouco menos por uma opção bicombustível 4x2. Para isso foi criada a versão SRV 4x2 Flex com câmbio automático e sete assentos: por R$ 178.990, é a mais cara das quatro versões flex do modelo, mas quase R$ 50 mil abaixo da primeira dos três SW4 diesel da nova gama.

Ao mesmo tempo, a Toyota introduz na linha 2018 do SW4 a opção mais barata das três versões diesel, o SR 4x4 automático de cinco assentos, por R$ 228.320, destinado exclusivamente ao mercado de vendas diretas, assim como já era o SR 4x2 flex com câmbio manual, o mais barato dos flex por R$ 152.090. O alvo principal de ambos são as frotas de polícias.

EQUIPAMENTOS

Hilux e SW4 são bastante bem equipados desde a versão de entrada com direção hidráulica progressiva, ar-condicionado, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade. Vidros, travas e retrovisores elétricos estão disponíveis a partir das versões SR flex e diesel.

As opções com transmissão automática (exceto o SW4 SR 4x4 diesel para venda direta) incorporam também piloto automático, estribo lateral e o sistema multimídia Toyota Play com tela de 7” sensível ao toque, que integra navegação (GPS), vídeo com TV digital e leitor de DVD, rádio/CD Player/MP3, câmera de ré, conexões Bluetooth, USB e AUX e seis alto-falantes. No volante, as configurações têm comandos integrados de telefone, áudio, vídeo e computador de bordo.

As versões topo de gama SRV e SRX vêm com ar-condicionado automático/digital com saída de ar central para os bancos traseiros, banco do motorista com ajustes elétricos, computador de bordo com tela TFT 4,2”, estribos laterais, retrovisor externo cromado, revestimentos dos bancos em couro e material sintético, assistente de reboque (TSC), assistente de subida (HAC), controle eletrônico de estabilidade (VSC) e tração (A-TRC) e sistema de alarme volumétrico. A SRX tem ainda o sistema de chave por sensor de aproximação Smart Entry & Push Start Button, que destrava/trava portas e liga/desliga o motor com o aparelho no bolso do motorista.

PREÇOS E VERSÕES



Hilux Dual VVT-i 2.7 Flex 163/159 cv
- SR 4x2 M/T Cabine Dupla: R$ 108.990 (NOVA VERSÃO)
- SR 4x2 A/T Cabine Dupla: R$ 115.000
- SRV 4x2 A/T Cabine Dupla: R$ 124.380
- SRV 4x4 A/T Cabine Dupla: R$ 135.090

Hilux 1GD 2.8 Diesel 177 cv
- Chassi-Cabine Simples 4x4 M/T: R$ 119.550
- Cabine Simples 4x4 M/T: R$ 123.520
- STD 4x4 M/T Narrow Cabine Dupla: R$ 135.780 (NOVA VERSÃO)
- STD 4x4 M/T Cabine Dupla: R$ 136.280
- SR Challenge 4x4 A/T Cabine Dupla: R$ 161.990 (NOVA VERSÃO)
- SRV 4x4 A/T Cabine Dupla: R$ 171.260
- SRX 4x4 A/T Cabine Dupla: R$ 193.270

SW4 Dual VVT-i 2.7 Flex 163/159 cv
- SR 4x2 M/T 5 assentos: R$ 152.090
- SR 4x2 A/T 5 assentos: R$ 165.640
- SR 4x2 A/T 7 assentos: R$ 171.140
- SRV 4x2 A/T 7 assentos: R$ 178.990 (NOVA VERSÃO)

SW4 1GD 2.8 Diesel 177 cv
- SR 4x4 A/T 5 assentos: R$ 228.320 (NOVA VERSÃO)
- SRX 4x4 A/T 5 assentos: R$ 247.160
- SRX 4x4 A/T 7 assentos: R$ 252.790

Tags: Toyota, Hilux 2018, SW4 2018, lançamento, picape grande, SUV grande, mercado.

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