Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Cummins mostra sistemas que monitoram motores e filtros

Tecnologia | 18/10/2017 | 18h54

Cummins mostra sistemas que monitoram motores e filtros

Telemetria ajuda na manutenção preventiva e nos custos da operação

REDAÇÃO AB

A Cummins está apresentando durante a 21ª Fenatran sistemas para monitorar motores e outro para os filtros do veículo, seja filtro de ar, de combustível ou de óleo lubrificante. Para o motor, a telemetria permite diagnósticos de falhas à distância, cujas informações são encaminhadas instantaneamente para o frotista/motorista, incluindo recomendações da fabricante sobre as operações do veículo. A partir da análise, o serviço de localização do sistema identifica e encaminha ao condutor/transportador a localização do distribuidor Cummins mais próximo ou um representante da empresa entra em contato para oferecer orientações.

“Há alguns anos, iniciamos o processo de desenvolvimento da telemetria com informações provenientes de nossos motores eletrônicos, por meio dos sensores, com foco na captação de dados a serem revertidos em alta produtividade para o transporte rodoviário e performance em outras aplicações”, afirma a diretora da unidade de negócios de motores Cummins para a América Latina, Neuraci Carvalho. “O sistema de telemetria Cummins é capaz de transmitir instantaneamente os principais dados do sistema do motor, retornando com dados de qualidade e propostas de apoio ao motorista, por meio de e-mail ou mensagens de celular. Toda esta tecnologia pode ser customizada, de acordo com a demanda do cliente”, comenta.

O sistema Cummins Telemetria já está em testes no Brasil e está sendo apresentado para as principais montadoras de caminhões presentes no País.

Por sua vez, o sistema de monitoramento de filtros FleetGuard FIT tem a mesma concepção: a divisão Cummins Filtration mostra a tecnologia Fleetguard FIT, um conjunto de módulo e sensores capaz de monitorar a situação dos filtros de ar, combustível e óleo lubrificante cujos dados são enviados para o portal ou aplicativo de smartphone.

“Estes dados são extremamente relevantes para o dono do caminhão ou gestor de frotas que podem, com o total controle de nossos produtos, reduzir custos de manutenção, além de elevar a vida útil de todo o equipamento com maior proteção”, diz Thiago Prestes, líder de marketing e pricing da Cummins Filtration para a América Latina. A tecnologia também permite a checagem da qualidade do óleo lubrificante do motor, demonstrado por meio de um sensor denominado FPS (Fluid Property Sensor) capaz de medir quatro características do óleo (fator dielétrico, viscosidade, densidade e temperatura) indicando a necessidade ou não de troca do fluido.

“Trata-se de um avanço da manutenção recomendada preventivamente pela montadora, permitindo o acompanhamento da qualidade e característica dos filtros e lubrificante para tomadas de decisão por parte do proprietário do veículo e frotistas, evitando paradas desnecessárias para manutenção”, diz o coordenador de vendas da Cummins Filtration, Ronaldo Guimarães.



Tags: Cummins, motores, filtros, Fleetguard FIT, monitoramento.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência