NOTÍCIAS
15/10/2017 | 11h41

Comerciais

Volvo Trucks reforça esperança no Brasil

Executivos globais vêm à Fenatran e confirmam o País na rota da evolução


SUELI REIS, AB

Para a 21ªedição da Fenatran, Salão Internacional do Transporte de Cargas, o maior do gênero na América Latina, a Volvo Trucks trouxe seus dois maiores executivos globais cujos discursos alinhados reforçam a crença da companhia no mercado brasileiro e latino-americano. Na abertura da feira à imprensa, no domingo, 15, no São Paulo Expo, o anfitrião, presidente da empresa para a América Latina, Wilson Lirmann, destacou o potencial do mercado doméstico após três anos de queda consecutiva nas vendas de caminhões, que abalou principalmente o segmento pesado, o qual a montadora atua, mas observa que agora o setor têm vários indicativos e indicadores de que a retomada já começou.

“Acreditamos em um crescimento de 20% das vendas totais de caminhões no Brasil acima de 16 toneladas”, disse Lirmann, apontando também para recuperações importantes em outros mercados da região, como Argentina, Chile e Peru. “As vendas na Argentina cresceram de 10 mil para 16 mil caminhões entre 2016 e 2017 e deve continuar assim em 2018”, completou.

Ao lado de Lirmann, Martin Lundstedt, CEO global do Grupo Volvo, e Claes Nilsson, da área de estratégia comercial da Volvo Trucks na Suécia, confirmaram que o País é um grande receptor de novas tecnologias para o setor de transporte e que há por aqui muitas oportunidades para a nova revolução em termos de produtos para o segmento, que vai seguir duas principais tendências: automação e conectividade. “Nos próximos cinco a dez anos vamos ver mais mudanças do que nos últimos quinze anos”, disse Martin, acrescentando que a companhia investe mais de US$ 12 bilhões por ano em pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços.

Por sua vez, Claes, que foi antecessor de Lirmann na presdiência da Volvo Trucks no Brasil, destacou a atuação do primeiro caminhão autônomo no País, baseado no modelo VM e desenvolvido pela equipe de engenheiros no Brasil e que já roda para serviços no setor agrícola. “Estamos na vanguarda da indústria em termos de conectividade e automação; estamos apenas ‘arranhando’ a superfície da evolução tecnológica. A conectividade nos permitirá chegar à automação e isto já está disponível para a América Latina com o primeiro caminhão autônomo desenvolvido aqui.”

Ambos reforçaram a esperança e crença que a empresa deposita nos mercados do Brasil e da América Latina, apontando que muitas das operações líderes em vendas do grupo estão nas Américas.

“As boas perspectivas para o continente estão de volta. Espero que esta Fenatran seja uma semana cheia de negócios”, completou Lundstedt.

Durante a feira, a empresa mostrará 11 caminhões de sua gama atual de produtos, entre eles a edição especial limitada do FH Performance Edition, que dá início a comemoração de 90 anos da Volvo Trucks; o lançamento do assistente de direção para operações do setor de cana-de-açúcar, o primeiro caminhão autônomo desenvolvido no Brasil, novos pacotes de segurança da linha F, além de novidades para a área de serviços conectados e garantia de 24 meses para peças.

A cobertura de Automotive Business é patrocinada por Carcon Automotive e Automechanika Frankfurt.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 22/11/2017
Frota brasileira de 42 milhões exige controle apropriado

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
AUTOINFORME | 09/11/2017
Luguez firmou parceria com o governo de Ohio
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
DE CARRO POR AÍ | 17/11/2017
Chineses entregam operação brasileira à administração dos brasileiros
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018