Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Volvo Trucks reforça esperança no Brasil

Comerciais | 15/10/2017 | 11h41

Volvo Trucks reforça esperança no Brasil

Executivos globais vêm à Fenatran e confirmam o País na rota da evolução

SUELI REIS, AB

Para a 21ªedição da Fenatran, Salão Internacional do Transporte de Cargas, o maior do gênero na América Latina, a Volvo Trucks trouxe seus dois maiores executivos globais cujos discursos alinhados reforçam a crença da companhia no mercado brasileiro e latino-americano. Na abertura da feira à imprensa, no domingo, 15, no São Paulo Expo, o anfitrião, presidente da empresa para a América Latina, Wilson Lirmann, destacou o potencial do mercado doméstico após três anos de queda consecutiva nas vendas de caminhões, que abalou principalmente o segmento pesado, o qual a montadora atua, mas observa que agora o setor têm vários indicativos e indicadores de que a retomada já começou.

“Acreditamos em um crescimento de 20% das vendas totais de caminhões no Brasil acima de 16 toneladas”, disse Lirmann, apontando também para recuperações importantes em outros mercados da região, como Argentina, Chile e Peru. “As vendas na Argentina cresceram de 10 mil para 16 mil caminhões entre 2016 e 2017 e deve continuar assim em 2018”, completou.

Ao lado de Lirmann, Martin Lundstedt, CEO global do Grupo Volvo, e Claes Nilsson, da área de estratégia comercial da Volvo Trucks na Suécia, confirmaram que o País é um grande receptor de novas tecnologias para o setor de transporte e que há por aqui muitas oportunidades para a nova revolução em termos de produtos para o segmento, que vai seguir duas principais tendências: automação e conectividade. “Nos próximos cinco a dez anos vamos ver mais mudanças do que nos últimos quinze anos”, disse Martin, acrescentando que a companhia investe mais de US$ 12 bilhões por ano em pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços.

Por sua vez, Claes, que foi antecessor de Lirmann na presdiência da Volvo Trucks no Brasil, destacou a atuação do primeiro caminhão autônomo no País, baseado no modelo VM e desenvolvido pela equipe de engenheiros no Brasil e que já roda para serviços no setor agrícola. “Estamos na vanguarda da indústria em termos de conectividade e automação; estamos apenas ‘arranhando’ a superfície da evolução tecnológica. A conectividade nos permitirá chegar à automação e isto já está disponível para a América Latina com o primeiro caminhão autônomo desenvolvido aqui.”

Ambos reforçaram a esperança e crença que a empresa deposita nos mercados do Brasil e da América Latina, apontando que muitas das operações líderes em vendas do grupo estão nas Américas.

“As boas perspectivas para o continente estão de volta. Espero que esta Fenatran seja uma semana cheia de negócios”, completou Lundstedt.

Durante a feira, a empresa mostrará 11 caminhões de sua gama atual de produtos, entre eles a edição especial limitada do FH Performance Edition, que dá início a comemoração de 90 anos da Volvo Trucks; o lançamento do assistente de direção para operações do setor de cana-de-açúcar, o primeiro caminhão autônomo desenvolvido no Brasil, novos pacotes de segurança da linha F, além de novidades para a área de serviços conectados e garantia de 24 meses para peças.

A cobertura de Automotive Business é patrocinada por Carcon Automotive e Automechanika Frankfurt.



Tags: Fenatran, Volvo Trucks, mercado, Wilson Lirmann, Claes Nilsson, Martin Lundstedt.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência