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11/10/2017 | 21h00

Autopeças

Meritor entra na competição de eixos leves

Dois novos produtos, MS-10X e MS-11X, serão apresentados na Fenatran


PEDRO KUTNEY, AB

Diferencial do eixo MS-10X da Meritor: novo mercado
A Meritor vai entrar na competição fornecimento de eixos trativos para veículos comerciais leves, com o lançamento de duas opções, os modelos MS-10X e MS-11X, que serão expostos na primeira participação da empresa na Fenatran, feira do setor de transporte que acontece de 16 a 20 de outubro no SP Expo, em São Paulo. “Estávamos fora desse mercado no Brasil, até agora atendido só por um concorrente, mas já tínhamos o produto desenvolvido nos Estados Unidos e vimos a oportunidade de fazer aqui”, explica Adalberto Momi, diretor geral da empresa. Ele revela que os eixos estão em testes e que já existe um cliente “engatilhado” que deverá usar o componente da Meritor a partir de 2018.

Os eixos traseiros trativos MS-10X e MS-11X foram desenvolvidos especialmente para operações mais leves de transporte, para aplicações em veículos . “Até agora oferecíamos um produto que estava superescalonado para essas aplicações. Agora temos uma linha mais adequada para veículos comerciais leves e pequenos caminhões e ônibus”, esclarece Fábio Brandão, gerente de engenharia da Meritor.

O MS-10X é aplicado em comerciais leves com até 9 toneladas de carga combinada, como furgões de entrega urbana, micro-ônibus, motorhome e vans. Já o eixo MS-11X é ideal para veículos com capacidade de até 14 toneladas de carga combinada, caminhões leves e médios para entregas urbanas e micro-ônibus.

outra novidade da Meritor na Fenatran é o novo cubo de roda unitizado, que passa a ser aplicado a 80% dos eixos fornecidos pela empresa e deverá chegar a 100% em curto período de tempo. O componente vem sendo usado na maioria dos novos projetos de veículos comerciais, porque tem sistema de rolamentos selado, lubrificado para toda vida útil do produto, que não requer manutenção e assim reduz o custo de propriedade. A vida útil do cubo unitizado é até cinco vezes maior em relação ao convencional. Também pode trazer economia de combustível de até 2%, com redução em até 8 quilos no conjunto do eixo traseiro trativo.

No outro extremo de aplicação, a Meritor também apresentará seus eixos traseiros MS/MT-610 extrapesados com redução no cubo para caminhões de até 120 toneladas de carga combinada, em configurações de tração 6x2, 6x4 e 8x4. O conjunto tem sistema suspensor automático, que levanta o terceiro eixo automaticamente quando o veículo não está totalmente carregado. Dois novos caminhões expostos na Fenatran usam o sistema.

A cobertura de Automotive Business é patrocinada por Carcon Automotive e Automechanika Frankfurt.

Comentários: 1
 

Eustáquio Sirolli
14/10/2017 | 11h32
Ao Leandro e equipe da Meritor parabenizo por esses novos produtos e soluções técnicas de vanguarda! Sucesso e os visitarei na Fenatran! Eustaquio

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