NOTÍCIAS
11/10/2017 | 13h43

Internacional

ZF, DHL e Nvidia farão teste com caminhões autônomos

Frota de elétricos leves fará entregas de encomendas de forma automatizada


REDAÇÃO AB

A ZF, o grupo DHL e a Nvidia se uniram para iniciar em 2018 testes de uma frota de caminhões autônomos na Alemanha. Os veículos elétricos que já fazem parte da frota da DHL, uma das maiores empresas de correio e logística do mundo, serão equipados com o sistema de direção autônoma ProAI, da ZF, baseado na tecnologia Drive PX, da Nvidia. A ideia é que os veículos façam entregas de encomendas de forma automatizada, inclusive para consumidores finais.

O processo de levar pacotes de um ponto central para os seus destinos finais é considerado o aspecto mais complexo e custoso de entregas de correio e comércio eletrônico. Com 3,4 mil veículos elétricos de entrega do tipo StreetScooter, a DHL é capaz que equipá-los com múltiplos sensores ZF, inclusive câmeras que alimentam o sistema ProAI, o que permite ao veículo utilizar a inteligência artificial para estudar e entender o ambiente, planejar um caminho seguro, prosseguir ao longo de uma rota selecionada e estacionar sozinho.

Para desenvolver esses veículos de entrega com IA, a DHL configurou seus centros de dados com o supercomputador de IA, Nvidia DGX-1, para treinar suas redes neurais. Ele irá executar seus modelos de aprendizado profundo na plataforma Nvidia Drive PX do caminhão. Um protótipo do veículo para entregas que está sendo apresentado durante a Conferência de Tecnologia GPU em Munique utiliza seis câmeras, um radar e dois Lidar, todos alimentando o Nvidia Drive PX. Segundo as empresas, a solução autônoma pode diminuir o custo da operação ao mesmo tempo em que aumenta a precisão e segurança da entrega.

“Em sua frota StreetScooter, a DHL está dando seu próximo passo com nossas gerações atuais e futuras de tecnologia de sensores Surround e cérebro de inteligência artificial ZF ProAI desenvolvido pela Nvidia”, disse em nota o CEO da ZF, Stefan Sommer. “O ZF ProAI é o cérebro entre nosso sensor de direção autônoma instalado para detectar e entender o ambiente e nosso controle de movimento com base em uma competência mecânica excepcional – todo o sistema segue a abordagem ‘Ver – Pensar – Agir’. Na logística de fornecimento e na entrega final, em que a direção autônoma possui grandes benefícios, bens podem ser entregues independentemente do horário do dia e da equipe de entrega, com mínimo ruído e emissões e, consequentemente, reduzindo significativamente o congestionamento do tráfego nos centros das cidades”, completou Sommer.

“O desenvolvimento de veículos de entrega autônomos demonstra como a inteligência artificial (IA) e um aprendizado profundo estão reformulando a indústria de transporte comercial”, disse o fundador e CEO da Nvidia, Jensen Huang. “Enquanto as compras online continuam a explodir e a escassez de motoristas de caminhões torna-se mais grave, veículos com IA habilitada serão a chave para prover serviços de entrega ao cliente final”, acrescenta.

“Pesquisa e desenvolvimento acerca de transporte ecológico, econômico e eficiente trarão mudanças dramáticas ao setor logístico”, disse o membro do conselho de administração da Deutsche Post AG (DHL), Jürgen Gerdes. “A parceria com a Nvidia e a ZF nos permitirá apoiar de forma responsável esse desenvolvimento, recebendo benefícios a partir dele e reforçando nossa posição como líder de inovação da indústria.”

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 22/11/2017
Frota brasileira de 42 milhões exige controle apropriado

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
AUTOINFORME | 09/11/2017
Luguez firmou parceria com o governo de Ohio
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
DE CARRO POR AÍ | 17/11/2017
Chineses entregam operação brasileira à administração dos brasileiros