Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Transportadora testa tecnologia de energia solar em carreta

Tecnologia | 04/10/2017 | 16h53

Transportadora testa tecnologia de energia solar em carreta

Filme fotovoltaico transfere energia para compartimentos eletrônicos

REDAÇÃO AB

Uma parceria entre a Transportadora Americana (TA) e a Sunew, empresa brasileira fabricante de filmes orgânicos fotovoltaicos (OPV, na sigla em inglês) está realizando desde agosto um projeto piloto de energia solar em implemento rodoviário cujo objetivo é promover autonomia elétrica à carreta, ao mesmo tempo em que economiza bateria e combustível.

Trata-se de um filme orgânico fino, leve, flexível, com diferentes graus de transparência e que permite customização de cor e formato, capaz de absorver luz solar de forma difusa. No projeto piloto, o implemento foi adesivado por OPV, que ao captar luz solar, converte-a em energia por meio de um sistema eletrônico e a distribui para os compartimentos necessários, poupando a bateria do caminhão. O sistema pode abastecer sistemas como GPS, freios ABS, sistema de exaustão, entre outros que podem, inclusive, funcionar de forma autônoma.

“Diferentemente das estruturas convencionais, que precisam estar conectadas à bateria para garantir a operação, os modelos com a tecnologia do filme possibilitam ao motorista uma viagem mais segura, confortável e econômica”, comenta o gerente de novos negócios da Sunew, Filipe Ivo.

Para o diretor da Transportadora Americana, Celso Luchiari, a tecnologia é positiva ao apresentar custo baixo com relação ao benefício: “Uma de nossas operações exige carretas cofre, com fechadura eletrônica. Com essa tecnologia, a alimentação da energia acontece de forma independente ao cavalo, evitando contratempos, como o travamento das portas e perda de configuração do sistema. Ganhamos tempo e agilidade nos processos de transferência”, avalia. “Realmente é fácil imaginar um futuro próximo onde todos os nossos veículos possam ser sustentáveis e eficientes”, completa, indicando que pretende expandir o projeto para dezenas de veículos.

Segundo a Sunew, esta é a única tecnologia solar capaz de resistir às vibrações e torções que o semirreboque é submetido, uma vez que o filme orgânico é flexível, semelhante a borracha, de forma que permite se adequar à estrutura conforme movimentação.

Criada em 2015, a Sunew é 100% brasileira e é o resultado da união entre o CSEM Brasil, FIR Capital, BNDES, Tradener e CMU a fim de conceber infraestrutura para a produção de filmes fotovoltaicos orgânicos, conhecidos como OPV (organic photovoltaics). Conta com parcerias com FIEMG, FAPEMIG e o governo de Minas Gerais.



Tags: Energia solar, transportadora Americana, implemento, carreta.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência