Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
SsangYong faz novo começo no Brasil
Gerson Pittorri preside a operação da SsangYong em sua nova tentativa no Brasil, com aposta no novo SUV compacto Tivoli

Importados | 21/09/2017 | 20h0

SsangYong faz novo começo no Brasil

Marca coreana lançará 4 modelos e promete atender clientes antigos

PEDRO KUTNEY, AB

Com apostas no fim da sobretaxação sobre veículos importados (a partir de 2018 com o encerramento do Inovar-Auto), câmbio estável, mercado em via de voltar a crescer e demanda em alta por modelos SUVs, a coreana SsangYong decidiu começar de novo no Brasil, após duas tentativas anteriores, em 1995-1998 e 2001-2015. Desta vez a marca será representada no País pela Venko Motors, do Grupo JBJ – mesma empresa que introduziu e representou a chinesa Chery no mercado brasileiro de 2009 a 2012, quando a operação foi assumida pela própria fabricante. A Venko firmou com a SsangYong um contrato de representação válido por 10 anos, renovável por períodos subsequentes de cinco anos.

A missão inicial será reconstruir a imagem entre os clientes brasileiros da SsangYong, que ficaram desassistidos depois que a Districar abandonou o negócio, em 2015, após ter vendido 16,5 mil veículos no País. “Agora esses clientes são nossa responsabilidade. Assumimos o compromisso público de retomar as operações e oferecer todo o atendimento de pós-venda”, promete Gerson Pittorri, presidente da agora chamada SsangYong Brasil. “Também vamos atender todos que eventualmente ficaram sem garantia de fábrica (de três anos), assumindo o tempo que ficou faltando”, afirma o diretor de operações Marcelo Fevereiro. “Nossa intenção é dar segurança aos consumidores para retomar a confiança deles na marca”, completa. (Para mais informações o novo site da marca no País pode ser acessado no endereço www.ssangyongbrasil.com.br/.)

“Pedimos sinceras desculpas aos clientes que ficaram sem assistência. Isso aconteceu porque o distribuidor anterior teve problemas financeiros. Os altos impostos do Inovar-Auto e a alta da taxa de câmbio tornaram o negócio inviável naquela época”, disse Jong Dae Lee, diretor geral de exportação da SsangYong, que veio ao País para o relançamento da marca. “São os consumidores antigos da marca que agora formarão a base para conquistar novos. Acredito que podemos recuperar nossa imagem com bom atendimento e os produtos de qualidade que vamos oferecer”, completou. “Negociamos preços competitivos para essa reentrada, quase no mesmo nível de competidores nacionais, para revitalizar a rede, restaurar a confiança e reparar os erros do passado.”

Fevereiro informou que para garantir as promessas a Venko já fez quatro ciclos de importação de peças e preparou um centro de distribuição de 10 mil metros quadrados em Salto (SP), sede da empresa importadora, e credenciou 16 pontos de atendimento remanescentes das duas fases anteriores no Brasil. Até janeiro o objetivo é ter 30 concessionárias de serviço completo credenciadas e chegar a 50 no fim de 2018.

NOVOS PRODUTOS E POSICIONAMENTO


O SUV compacto Tivoli: design atraente e acabamento interno refinado

No primeiro trimestre de 2018, quando cessa a sobretaxação do Inovar-Auto, a SsangYong vai começar a vender quatro modelos por aqui, a picape média Actyon Sports e o SUV Korando, de tamanho similar e com a mesma motorização 2.2 diesel Euro 6 de 185 cavalos, transmissão automática Aisin de seis marchas e tração 4x4. Na sequência devem chegar dois modelos a gasolina para brigar no aquecido e concorrido mercado brasileiro de SUVs pequenos, o Tivoli e seu derivado estendido XLV, construídos sobre nova plataforma global da SsangYong, ambos equipados com motor 1.6 de 128 cavalos e câmbio automático de seis velocidades. Todos passam desde o início de 2017 por processo de homologação no Denatran, que dever ser concluído até o fim do ano.

No primeiro ano, a projeção é vender 3 mil unidades, mas os coreanos esperam por retomada maior. “Queremos expandir constantemente nossa presença aqui porque o Brasil segue sendo um mercado importante, por isso sempre quisemos voltar. Somos especialistas em SUVs e picapes e esperamos aproveitar a demanda aquecida desse segmento no País com vários lançamentos”, afirma Lee.


A picape média Actyon Sports chegará com motor diesel 2.2 Euro 6 de 185 cv, câmbio automático e tração 4x4

O executivo afirmou que no momento não há planos de produção local, mas que “no futuro isso poderá acontecer se existir demanda”. Ao menos nos próximos anos a operação da SsangYong na Coreia parece ter condições de atender o mundo todo. As fábricas próprias de motores e de montagem final no país asiático na deverão produzir perto de 170 mil unidades este ano, mas com ajustes e adoção de mais turnos de trabalho a capacidade pode chegar ao máximo de 300 mil/ano. Boa parte da produção é exportada: em 2016, de 156 mil veículos vendidos, a SsangYong embarcou 53 mil para outros países, 24 mil (44%) deles para a Europa.

Para a América do Sul, no ano passado a SsangYong exportou 11 mil veículos e os maiores compradores foram os chilenos (7 mil). “Com o Brasil temos expectativa que nossos volumes podem crescer bem mais na região”, avalia Lee. Ele recorda que em 2011, no melhor ano no mercado brasileiro, foram emplacados 7 mil carros da marca.

Nos últimos anos em que esteve fora do Brasil a SsangYong renovou todo o seu portfólio de produtos. O design exótico de seus modelos parece ter ficado no passado. Aparência e acabamento melhoraram muito, hoje não ficam devendo em nada a marcas premium internacionais. A tecnologia de powertrain atualmente tem desenvolvimento próprio, mas conta com legado de 10 anos de parceria tecnológica com a Mercedes-Benz. Com os novos SUVs e “preços competitivos”, Marcelo Fevereiro avalia que os carros da coreana vão concorrer com Jeep Compass e Renegade, Honda HR-V, Nissan Kicks e compatriotas como Kia Sportage e Hyundai Creta e ix35.


O renovado SUV Korando também usa o motor diesel 2.2

Tags: SsangYong, Venko, importados, Coreia, mercado, negócios, SUV, Actyon Sports, Korando, Tivoli, XLV.


Comentários

  • João

    Deixaram antigos clientes na mão e agora querem que estes mesmos clientes sejam os promotores da marca?? É isso mesmo que li??

  • Luiz

    carro feio pra caramba...

  • Luciano

    Carros bons, confiáveis, custo benefícios excelente, recomendo. To confiante que dessa vez será um belo recomeço.

  • Alberto Moura

    Eu acreditei na marca principalmente por conta da parceria com a Mercedes Benz e adquiri uma Camionete Action Sport em Campinas-SP, infelizmente a concessionária deixou-nos a "Deus Dará" e se não fosse a atitude do Sr, Mauricio que era um mecânico desta concessionária e que montou uma oficina em Jundiaí-SP e nos salvou não sei o que faríamos. Até hoje é ele quem nos atende, dando todo tipo de manutenção com muito profissionalismo e vontade de resolver, profissional exemplar. Espero que esta nova distribuidora venha nos dar suporte e não fazer como a Districar que só nos fez passar raiva. Desejamos ser tratado com respeito e atenção profissional, nossa parte de acreditar na Marca Ssangyong já fizemos. Att Alberto Jorge Seixas de Moura

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
AB Inteligência