NOTÍCIAS
19/09/2017 | 16h06

Comerciais

Iveco relembra 20 anos de operações no Brasil

Montadora terá versões comemorativas que serão mostradas na Fenatran


REDAÇÃO AB

Em 1997, portanto, há 20 anos, a Iveco voltava a fincar seus pés no mercado brasileiro, fazendo do Brasil a base de sua operação na América do Sul. Em duas décadas, a empresa vem traçando sua trajetória no setor de veículos comerciais do País e para lembrar desta passagem, a montadora anuncia que terá versões comemorativas de caminhões que serão expostos durante a Fenatran, feira do transporte rodoviário de cargas, entre 16 e 20 de outubro próximo, no São Paulo Expo.

Muitos desconhecem, mas a história da marca no Brasil começou antes mesmo de 1997, em meados da década de 1980, quando chegou por aqui primeiro como FNM, cuja sigla ganhou a comum pronúncia de Fenemê, mas que significa Fábrica Nacional de Motores. Esta, por sua vez, contava com tecnologia da Alfa Romeu, a mesma marca que ainda hoje pertence ao atual Grupo FCA, na época apenas conglomerado Fiat. Posteriormente, o grupo começou a trazer para o mercado nacional os primeiros caminhões da então Fiat Diesel, que tempos depois se tornaria a Iveco. Hoje, a fabricante de caminhões pertence à CNH Industrial, derivada da separação das operações do então Grupo Fiat, gerando os dois grupos: a CNH Industrial, voltada às marcas de veículos comerciais Iveco, Case, New Holland, Magirus (além dos motores FPT Industrial) e a FCA para automóveis sob o chapéu Fiat Chrysler.

Com base no Brasil, a Iveco fez do mercado doméstico e de sua operação na América Latina uma das principais do grupo no mundo: “Nossos produtos fazem parte de frotas no Brasil e no exterior, seja no transporte de cargas ou de passageiros. No primeiro semestre desse ano cerca de 1.700 unidades foram exportadas para os mercados latino americanos. Isso representa um aumento de 144% nas exportações em relação ao mesmo período de 2016”, reforça o vice-presidente da Iveco para a região.

Por aqui, a empresa conta com um complexo industrial em Sete Lagoas (MG), inaugurado em 2000, onde são desenvolvidos e fabricados todos os produtos Iveco, tanto os caminhões quanto ônibus, além dos blindados Guarani.

“A sinergia entre as marcas do Grupo CNH Industrial, como a FPT Industrial e o Banco CNH Industrial, é outro ponto importante para continuarmos a posicionar a marca no segmento”, completa Borba.

Além das versões comemorativas de caminhões – que a empresa ainda não revela quais serão – a Iveco levará à Fenatran o novo Tector com câmbio automatizado, lançado recentemente (leia aqui), além de sua nova linha de peças NexPro e serviços de pós-venda.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 18/10/2017
Medidas simples e novos estudos ajudam na redução de emissões de CO2

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
DE CARRO POR AÍ | 13/10/2017
Com Jumpy, marca avança em novo território
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
AUTOINFORME | 19/10/2017
Hyundai produz em Ulsan 1,5 milhão de carros por ano