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11/09/2017 | 19h36

Autopeças

Honeywell elimina titânio dos rotores de turbo

Tecnologia Boreless traz vantagens em custo e também em respostas do motor


REDAÇÃO AB

A Honeywell desenvolveu uma tecnologia que resulta em melhor desempenho e maior vida útil dos turbos Garrett para caminhões e ônibus sem a necessidade de utilização de materiais caros como o titânio.

Chamada Boreless, essa tecnologia elimina o furo passante do eixo, que fixa o rotor do compressor ao rotor de turbina, e possibilita a utilização do alumínio fundido ou fresado. A solução é mais econômica que o emprego do titânio na produção do rotor, como fazem outros fabricantes de turbos.

Atualmente, a Honeywell emprega essa tecnologia nos turbos fornecidos para caminhões e ônibus Scania e Volvo. A empresa também fornece produtos desse tipo para o mercado de reposição dos motores Mercedes OM924LA e OM457LA.

Além da redução de custo, a menor densidade do alumínio em relação ao titânio reduz também a inércia do turbo. Isso proporciona acelerações e respostas mais rápidas, economia de combustível, redução de emissões e até menor exigência da embreagem nas arrancadas e trocas de marcha, o que prolonga sua vida útil.

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