NOTÍCIAS
01/09/2017 | 19h27

Serviços

Pointer quer ampliar a oferta de telemetria para pesados

Depois de comprar Cielo Telecom empresa soma 50 mil veículos rastreados no Brasil


GIOVANNA RIATO, AB

A Pointer, empresa israelense que fornece tecnologias de telemetria e gestão de frota, aposta alto no Brasil. A companhia está no País desde 2010, com mais de 30 mil veículos rastreados localmente. O negócio, no entanto, era focado em carros de passeio de frotas corporativas de serviços e de locadoras, por exemplo. A companhia desenhou estratégia para ampliar os negócios rapidamente por meio de aquisições e, em 2016, comprou a Cielo Telecom, empresa voltada a serviços de telemetria para caminhões e ônibus.

“Com o negócio incorporamos centro de desenvolvimento deles em Passo Fundo (RS), além de uma nova plataforma tecnológica e seus clientes”, conta Gustavo Ladeira, CEO da Pointer Brasil. Com a aquisição a empresa passou a ter 50 mil veículos conectados por meio de suas tecnologias e o Brasil responde agora por 13% da operação mundial. Na análise da companhia, é um mercado com alto potencial, com grande necessidade de transporte rodoviário e, portanto, de tecnologias de gestão de frota.

“Não somos uma empresa de monitoramento de veículos. Nosso negócio se relaciona mais com tecnologia da informação, com a necessidade de entender o negócio do cliente e ajuda-lo a ganhar eficiência”, diz. O executivo destaca que o sistema da companhia cruza dados e pode trazer respostas como novos caminhos para aumentar a eficácia do transporte de determinada carga. “Muitas vezes um cliente que tem frota de 2 mil veículos em circulação pode economizar e trabalhar só com 1,5 mil carros. São indicações que a nossa tecnologia é capaz de dar”, exemplifica.

Ladeira prepara a companhia para acompanhar a evolução do setor de transporte e mobilidade nos próximos anos. “Está nos nossos planos fazer novas aquisições para continuar crescendo. Depois que a fusão com a Cielo estiver consolidada devemos pensar em novos negócios”, entrega. “Teremos mudanças muito grandes no futuro, como a chegada do carro autônomo, por exemplo. Não está claro como estas transformações vão nos afetar. O importante é que cresce a demanda por transporte como um serviço, não por meio da posse do carro. É um sinal de que o negócio de gestão de frotas vai continuar relevante no futuro”, projeta.

Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 22/11/2017
Frota brasileira de 42 milhões exige controle apropriado

Esta coluna é apoiada por:

Advertisement Advertisement Advertisement Advertisement
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
DE CARRO POR AÍ | 24/11/2017
Renault pode produzir no Brasil o novo Niva em 2021
INOVAÇÃO | 25/10/2017
Indústria precisa questionar qual será o seu papel no futuro
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
AUTOINFORME | 09/11/2017
Luguez firmou parceria com o governo de Ohio
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes
Novas palavras, expressões e siglas podem levantar dúvidas sobre o futuro
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018