Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias
Audi usará realidade virtual em concessionárias da Europa
Sistema permite conhecer e configurar todo o portfólio em experiência 3D e 360º

Tecnologia | 31/08/2017 | 17h5

Audi usará realidade virtual em concessionárias da Europa

Testada no Brasil, aplicação será utilizada na Alemanha, Espanha e Reino Unido
REDAÇÃO AB

A Audi está lançando a primeira aplicação de realidade virtual na área de serviço para clientes nas concessionárias na Europa no qual os clientes poderão conhecer os veículos e configurá-los de forma individual, visualizando todas os detalhes. Os primeiros a receberem a solução VR são Alemanha, Reino Unido e Espanha, com previsão de expansão para outros mercados.

A experiência VR foi testada em uma versão beta em 2015 em concessionárias selecionadas no Brasil e na Alemanha. O retorno e comentários dos clientes e revendedores ajudaram no desenvolvimento final do sistema. O equipamento é formado basicamente por óculos de realidade virtual aumentada em 3D, da Oculus Rift, primeira parceira da montadora no projeto, enquanto o processamento dos dados dos carros para a realidade virtual foi feita em conjunto com a Zerolight, parceira de visualização estratégica, para desenvolver um mecanismo gráfico de alto desempenho.

A tecnologia permite ao concessionário apresentar toda a gama de veículos Audi, incluindo os seus opcionais, durante o atendimento ao cliente. O configurador oferece experiência em 360 graus e conta ainda com efeitos de iluminação e sonoros, além de vários ambientes, horários do dia e condições de luz que também contribuem para a experiência virtual. O interior pode ser observado de todas as perspectivas, incluindo as superfícies dos materiais de acabamento, dependendo da posição em relação à fonte de luz virtual.

Segundo a empresa, futuras atualizações do software de realidade virtual oferecerão recursos de demonstração das inovações da Audi e que geralmente são testadas durante um test-drive real, como diferentes tecnologias de iluminação à noite e com pouca visibilidade.

“Com a experiência VR, desenvolvemos uma ferramenta de vendas completa para os concessionários Audi. Oferecemos aos nossos clientes mais informações e certeza ao tomar sua decisão de compra, além de ser um fator emocional especial”, afirma Nils Wollny, diretor de negócios digitais/costumer experience na Audi. “Com isso, estamos dando o próximo passo em nossa estratégia de combinar inovação digital aos pontos fortes das lojas físicas.”

Tags: Audi, realidade virtual, concessionárias.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência