O faturamento das indústrias de autopeças com itens de reposição para veículos pesados aumentou 10,5% no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano passado. Para os veículos leves, no entanto, as vendas registraram queda de 4,7%.
Os dados foram extraídos de novo estudo publicado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). O acumulado do semestre mostra que em 2017 houve inversão do que se viu no ano passado, em que a reposição para veículos leves cresceu 5,8% e a de pesados caiu 9,7%.
-Veja aqui os números do Sindipeças -Veja aqui outros dados da associação -Veja outras estatísticas em AB Inteligência
Na soma dos dois segmentos, o faturamento com o mercado de reposição recuou 0,4% no confronto com os mesmos seis meses de 2016. O estudo à parte sobre reposição traz também, entre outras informações, a variação mensal no consumo de combustíveis (diesel, etanol e gasolina) pelo País, fluxo nas rodovias pedagiadas e dados do mercado de serviços de transporte obtidos a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).
É importante ressaltar que, por causa do método de cálculo utilizado neste estudo sobre a reposição (elaborado a partir de médias móveis trimestrais), o faturamento negativo em 0,4% no acumulado até junho difere daquele divulgado pelo próprio Sindipeças (-2,2%) em seu relatório periódico em que entram vendas para reposição, para montadoras, intrassetoriais e exportações (veja aqui).
Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo
Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
RECEBA POR E-MAIL A NEWSLETTER AUTOMOTIVE BUSINESS
Para receber todos os dias as notícias mais importantes do setor automotivo nacional e internacional, sem nenhum custo, basta inserir seu e-mail no campo abaixo