Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Engenharia | 28/08/2017 | 19h31

FCA terá sistema de escapamento desenvolvido pela Embrapii

Projeto colaborativo também envolverá Universidade de Conventry, da Inglaterra

REDAÇÃO AB

A FCA Fiat Chrysler assinou um acordo de colaboração com a Embrapii Tecgraf da PUC-Rio e com a Universidade de Conventry, na Inglaterra, para o desenvolvimento conjunto de um sistema de escapamento leve a partir do investimento de R$ 1 milhão. O foco da colaboração será a transferência de tecnologia e conhecimento entre as instituições a fim de avançar na execução do projeto, que contará com um laboratório de manufatura avançada de prototipagem, nas instalações da Advanced Manufacturing and Engineering (AME), uma parceria entre a Universidade de Coventry e a Unipart Manufacturing.

“Além da absorção da tecnologia específica deste projeto, acreditamos que este possa ser o primeiro de muitos projetos em cooperação com a indústria automobilística, em especial com a FCA. A parceria com a Universidade de Coventry também pode criar oportunidades para projetos de PD&I”, afirma o gerente da Unidade Embrapii, Waldemar Celes.

Para Virgínia Monteiro, colaboradora da Unidade Embrapii Tecgraf/PUC-Rio e responsável pela coordenação técnica do projeto, a colaboração possibilitará a troca de conhecimentos na área de prototipagem avançada. “Já tínhamos experiência em trabalhos acadêmicos de simulação multifísica fluido-estrutura. Porém, esta é a primeira vez que realizamos um trabalho que envolve a otimização de componentes estruturais para o desenvolvimento de um sistema de escapamento leve. Pretendemos também, no futuro, investigar o desenvolvimento de um software próprio para a realização deste tipo de análise numérica”, revela.



Tags: FCA, projeto, escapamento, Embrapii, universidade, Coventry.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

ABTV

AB Inteligência