Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Internacional | 24/08/2017 | 21h40

Ford se alia à Anhui da China para produzir elétricos

Joint venture terá participação meio a meio para desenvolvimento e produção

REDAÇÃO AB

A Ford assinou um memorando de entendimento com a Anhui Zotye Automobile, fabricante de veículos na China, para a criação de uma joint venture focada em uma nova linha de carros elétricos para o mercado chinês. A nova empresa, que terá participação igualitária entre as duas sócias, será a responsável por todo o processo dos produtos, desde o desenvolvimento até a produção, vendas e manutenção.

“Poder lançar uma nova linha de veículos totalmente elétricos no maior mercado automotivo do mundo é um passo empolgante para a Ford na China”, diz o presidente da Ford Ásia Pacífico, Peter Fleet. “Os veículos elétricos terão uma participação importante na China no futuro e a Ford quer ser líder em novas soluções nesse segmento.”

Além de ser o maior mercado de veículos no mundo, a China é o país onde mais cresce a oferta de energias alternativas. A expectativa da montadora é que o mercado chegue a 6 milhões de unidades por ano em 2025, sendo 4 milhões totalmente elétricos.

A nova parceira, Zotye Auto, é uma das pioneiras na produção de veículos de passageiros totalmente elétricos na China. Até julho deste ano, a marca já vendeu mais de 16 mil unidades elétricas, um aumento de 56% sobre o mesmo acumulado do ano passado. O plano da nova joint venture faz parte do plano global da Ford, que planeja lançar 13 novos veículos elétricos nos próximos cinco anos em todo o mundo a partir do investimento de US$ 4,5 bilhões. Para a China, anunciou uma estratégia de eletrificação que prevê que 70% dos seus veículos vendidos naquele mercado até 2025 terão uma opção elétrica. Por lá, a montadora mantém duas joint ventures, a Changan Ford e Jiangling Motors Corporation.

Os futuros veículos da nova joint venture serão vendidos sob uma nova marca local, cujas informações adicionais serão anunciadas após a aprovação do acordo definitivo. “A parceria entre a Zotye Auto e a Ford fortalece ambas as partes para que possamos ter uma participação importante no crescente mercado de veículos elétricos na China”, afirma o presidente da Anhui Zotye, Jin ZheYong.



Tags: Ford, carro elétrico, China, joint venture.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência