NOTÍCIAS
17/08/2017 | 22h06

Lançamentos

Volvo XC60 volta ao páreo dos SUVs de luxo

Nova geração está à venda em três versões, com preço inicial de R$ 235.950


MÁRIO CURCIO, AB

O Volvo XC60 está de volta ao páreo dos utilitários esportivos de luxo. O modelo mais vendido da marca sueca no Brasil e no mundo chega em três versões: Momentum, Inscription e R-Design. A empresa mantém até 31 de agosto os preços de pré-venda, que começam em R$ 235.950 e vão até R$ 266.950. A partir de setembro o menor valor sobe para R$ 239.950 e o maior, para R$ 269.950.

“Até o fim do ano venderemos cerca de 2,3 mil carros na soma do antigo e do novo. Em 2018 traremos também versões a diesel e híbridas”, afirma o presidente da Volvo Cars do Brasil, Luis Rezende. O utilitário esportivo produzido na Suécia já teve mais de 1 milhão de unidades entregues em todo o mundo. No Brasil ele deve motivar a ampliação da rede, que tem hoje 29 revendas (veja aqui).

Aqui no Brasil a Volvo considera como concorrentes diretos do XC60 o Audi Q5, o BMW X3, o Mercedes-Benz GLC e o Land Rover Discovery Sport, o mais vendido dos cinco e por isso o modelo a ser batido.

O novo carro foi concebido sobre a plataforma SPA, a mesma do XC90, já à venda no Brasil. Sua estrutura utiliza alumínio e quatro tipos de aço, que vão de alta a ultra-alta resistência. Essa arquitetura já nasceu compatível com modelos híbridos, mas neste primeiro momento o XC60 vem apenas com motor 2.0 turbo a gasolina de 254 cavalos. O câmbio é automático de oito marchas e a tração, 4x4.


Distância entre eixos agora tem 2,86 m (9 cm a mais) e melhorou espaço no banco traseiro. Acabamento pode ser claro como o das fotos, mas há também marrom, caramelo e preto.

De acordo com a montadora ele acelera de zero a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge 220 km/h. A mudança de geração incluiu novas suspensões dianteiras e traseiras. Chamam a atenção a largura de 1,90 metro (11 cm a mais) e a nova distância entre eixos de 2,86 m (9 cm a mais). O comprimento aumentou apenas 4 cm e passou para 4,69 m. A altura foi reduzida em 5 cm e tem agora 1,66 m.

Todos os XC60 receberam a atualização do sistema City Safety. Mais do que parar o carro, ele inclui agora um assistente de direção que passa a atuar quando a frenagem automática sozinha não é suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety pode evitar colisões contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia como à noite.

O SUV de segunda geração também recebe de série alerta de mudança de faixa, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Também reúne recursos eletrônicos e características de construção (sobretudo dos bancos) capazes de reduzir lesões nos ocupantes caso o carro saia da pista.

Os novos faróis têm sistema automático de nivelamento (de acordo com a quantidade de passageiros e bagagem) e são autodirecionais, acompanhando em até 30 graus o movimento do volante. O facho alto tem sistema automático de redução de ofuscamento para quem trafega no sentido oposto.

Também são de série, desde a versão de entrada, teto solar panorâmico, ar-condicionado digital com duas zonas distintas de temperatura, central multimídia com Apple Car Play e Android Auto, tela de nove polegadas sensível ao toque (que funciona até se o usuário estiver de luvas), revestimento de couro, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento mais câmera traseira, sistema Start-Stop e controlador automático de velocidade.


Teto solar panorâmico é de série desde a versão de entrada. Porta-malas comporta 505 litros. Quem vê as lanternas subindo pelas colunas logo percebe: é um Volvo.

As versões Inscription e R-Design oferecem ainda mais segurança com um sistema que ajuda a evitar colisões contra veículos vindos em sentido contrário, dando suporte automático à direção. Ele é ativado entre 60 e 140 km/h. Há ainda para Inscription e R-Design o alerta de pontos cegos e o controlador de velocidade adaptativo (ACC) com assistente de direção semiautônoma até 130 km/h, capaz de ajudar o motorista em certas curvas a partir da pintura das faixas no asfalto.

Todas as versões permitem a escolha de cinco modos de direção, que vão do mais pacato ao esportivo. Mas a Volvo continua econômica com as borboletas para trocas de marcha atrás do volante e só a versão mais cara, R-Design, recebe o equipamento.

A montadora estabeleceu preços fixos para as revisões de 10 mil a 60 mil quilômetros. Os valores vão de R$ 949 a R$ 3.499.

Veja abaixo os preços do XC60 até 31 de agosto:

XC60 Momentum – R$ 235.950
XC60 Inscription – R$ 256.950
XC60 R-Design – R$ 266.950

A partir de 1º de setembro:

XC60 Momentum – R$ 239.950
XC60 Inscription – R$ 259.950
XC60 R-Design – R$ 269.950

Para Pessoas com Deficiência (PcD):

XC60 Momentum – R$ 213.812
XC60 Inscription – R$ 232.841
XC60 R-Design – R$ 241.903


Comentários: 0
 

Comente essa notícia

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*:

QUEM É QUEM NO SETOR AUTOMOTIVO

Encontre empresas e profissionais do setor.
Confira seus perfis e biografias.

Encontre empresas e profissionais do setor.

Encontre empresas e profissionais de comunicação.

Confira seus perfis e biografias.

COLUNISTAS

ALTA RODA | 20/09/2017
Salão de Frankfurt mostra que evolução da mobilidade também atrai público

Esta coluna é apoiada por:

Documento sem título
Advertisement Advertisement Advertisement
DE CARRO POR AÍ | 15/09/2017
É elétrico e virá em veículo autônomo
AUTOINFORME | 15/09/2017
Loja da Peugeot foi instalada em uma cabine telefônica
INOVAÇÃO | 15/08/2017
Indústria automotiva precisa abrir os olhos para novas formas de trabalhar
DISTRIBUIÇÃO | 03/08/2017
Marca percorreu caminho árduo e conseguiu destronar a Toyota da 1ª posição
QUALIDADE | 03/07/2017
Rota 2030 terá missão de levar a indústria automotiva nacional até o futuro
Negócios | 08/03/2017
Tecnologia faz parte da receita para sair da crise
QUALIDADE | 23/11/2016
Empresas do setor automotivo precisam atualizar sistema de qualidade até 2018
Indústria | 01/08/2016
Declaração do presidente da FCA evidencia crise no setor de autopeças
Pressão de montadoras adia controle de estabilidade obrigatório
Tecnologia | 23/07/2015
Novas ferramentas de desenvolvimento encurtam caminho para a competitividade
Tecnologia | 13/03/2015
Setor enfrentará grandes mudanças nos próximos anos
MERCADO | 16/01/2015
Utilização do potencial só deve melhorar a partir de 2016
COMPETITIVIDADE | 08/04/2014
Interrupção do crescimento desafia fabricantes