Automotive Business
Siga-nos em:
AB Inteligência

Notícias

Ver todas as notícias

Crédito | 15/08/2017 | 18h40

Financiamentos até julho beiram a estabilidade

Volume cai apenas 0,7% sobre o mesmo acumulado do ano passado

REDAÇÃO AB

O volume de financiamentos de carros no acumulado do ano até julho beirou a estabilidade ao atingir pouco mais de 607,8 mil unidades, considerando automóveis e comerciais leves novos. Isto representou pequena queda de 0,7% sobre o apurado em mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados na terça-feira, 15, pela B3. Com isto, a participação dos financiamentos ficou em 51,8% do total de 1,17 milhão veículos licenciados no período no mercado interno.

-Veja aqui os dados da B3
-Veja aqui outros dados de financiamentos
-Veja outras estatísticas em AB Inteligência

Nos pesados, que inclui caminhões e ônibus, os financiamentos recuaram 6%, passando de 34,43 mil para 32,37 mil na mesma base de comparação.

Os dados da B3 referentes ao balanço anterior (acumulado de janeiro a junho) já haviam sinalizado que a queda dos financiamentos estava diminuindo (leia aqui).

Há, portanto, grandes chances de o próximo balanço apresentar volume maior de financiamento com relação aos do ano anterior, dadas as condições estáveis do mercado de veículos. Segundo a Anfavea, agosto é historicamente um mês forte de vendas, uma vez que é um dos mais cheios do ano em termos de dias úteis, o pode definir as novas projeções das montadoras para o mercado (leia aqui).

Já para o segmento de duas rodas, a queda também é menor do que a do balanço anterior, mais em função de volume menor de vendas do que na melhora efetiva do volume de financiados. Neste caso, a retração é de 6%, passando de 373,2 mil para 350,8 mil motocicletas financiadas. O mercado total no período registrou emplacamento 20,5% menor, para 497,6 mil motocicletas, segundo dados da Fenabrave. Comumente, a entidade, que reúne as concessionárias de veículos, reporta que o setor é o que mais sofre com a limitação de crédito ainda resistente no mercado.

Entre as modalidades de financiamento, o CDC (crédito direto ao consumidor) foi novamente o responsável pela maioria esmagadora dos negócios realizados entre janeiro e julho, respondendo por 83,2% do total dos contratos, incluindo todos os segmentos.



Tags: Financiamentos, B3, CDC, crédito direto ao consumidor, Cetip.

Comentários

Conte-nos o que pensa e deixe seu comentário abaixo Os comentários serão publicados após análise. Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de dúvidas técnicas ou comerciais. Não são aceitos textos que contenham ofensas ou palavras chulas. Também serão excluídos currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.

Veja também

AB Inteligência